Indicada implantação de Plano Diretor de Transportes


06/12/2001 20:46

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada estadual Edir Sales (PL) sugeriu ao governo do Estado, através de indicação, a implantação de um Plano Diretor de Transportes, que englobe toda a Região Metropolitana de São Paulo.

Segundo a deputada, o transporte intermodal - interação de diversos tipos de transportes - deve ser intensificado na Grande São Paulo. "Há modais de grande capacidade, como os trens da CPTM e do Metrô; de média capacidade, ônibus articulado; e de baixa capacidade, táxi, peruas e autos."

Segundo Edir, a interação modal pode ser realizada em diversos pontos de concentração de massas, onde estações adequadas possam fazer o transbordo de dois ou mais modais.

"Estamos diante de um desafio para o próximo século, no que diz respeito aos mecanismos de interação e gerência dos transportes metropolitanos", afirmou a deputada, lembrando que são necessários dois tipos de integração, física e tarifária, através da concentração de dois modais e da universalização de tarifas.

O município de São Paulo já está otimizando o sistema de cobrança e a instituição de um bilhete único reformulará o conceito tarifário, que será temporal e não modal.

Para a deputada, a principal meta é a utilização de tecnologias para formar um instrumento único capaz de servir a qualquer usuário.

"Um Plano Diretor de Transportes deverá ter como premissas básicas a velocidade, o volume de passageiros, a interface entre os modais, a pontualidade e a segurança permanente", destacou a deputada, concluindo que o intuito do plano é colaborar para o aperfeiçoamento do sistema de transportes urbanos.

alesp