Presidente da Assembléia recebe produtores de leite


18/12/2001 18:46

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Cerca de 50 produtores de leite foram recebidos nesta terça-feira, 18/12, pelo presidente da Assembléia, Walter Feldman, no plenário José Bonifácio, após manifestação da categoria em frente ao Palácio 9 de Julho.

Os representantes da Associação dos Produtores de Leite do Estado de São Paulo, André Junqueira e José Humberto, falaram em nome dos manifestantes e apresentaram as reivindicações dos produtores.

Walter Feldman afirmou que já havia encaminhado ao governador do Estado os problemas apresentados pelos produtores, em reunião realizada no Salão Nobre da Casa há poucos meses.

"O governador Geraldo Alckmin está avaliando a questão com disposição de resolver os problemas apontados", declarou Walter Feldman, lembrando que a manifestação é justa e que, ainda nesta terça-feira, pretendem agendar um encontro com o governador para debater o assunto.

Problemas do setor

Entre os principais problemas apontados pelos produtores de leite estão a cartelização promovida pelas multinacionais, que aviltam o preço pago ao produtor; falta de financiamento pelo governo estadual para a atividade leiteira; descumprimento de legislação vigente, que proíbe venda de leite e derivados fora dos padrões de inspeção; falta de empenho do governo do Estado, junto ao Ministério da Agricultura, para aprovação de novas normas de qualidade do leite; não atendimento à solicitação de instalação de CPI do Leite; falta de equalização da carga tributária em relação a outras unidades da Federação; e ausência de uma câmara de arbitragem para definição de política de preço.

alesp