Os desafios da política na atualidade são tema de palestra

Palestrantes consideram fundamental a mudança da imagem negativa que a política tem hoje
15/02/2003 13:10

Compartilhar:


Os professores Marco Aurélio Nogueira e Milton Lahuerta da Unesp, participaram na manhã deste sábado, 15/2, do Programa de Recepção aos Deputados da 15ª Legislatura, com a palestra "Em Defesa da Política e das Assembléias Legislativas".

Diante do cenário mundial em que a atividade política não goza de muito prestígio e está subordinada à economia, torna-se um desafio e uma enorme responsabilidade praticá-la.

O enfraquecimento do Estado decorrente do processo de globalização e da cultura do individualismo tiveram como conseqüência uma recusa mundial da importância da atividade política e conseqüentemente o desgaste da figura do político.

Como a política, de acordo com os palestrantes, é o processamento de interesses diversos em decisões que reflitam o interesse comum, e o mundo tende ao individualismo e à subordinação a interesses econômicos, a atividade política tornou-se quase inviável.

Apesar disso, e esta é a principal tese dos palestrantes, faz-se necessário praticá-la, especialmente sua vertente legislativa, de modo a reverter este quadro e demonstrar à sociedade sua importância.

Por tudo isso, a política é um desafio que dignifica quem hoje a enfrenta. Tal desafio é ainda maior na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo que é a principal casa legislativa do país e de onde se refletem os debates que se travam e as decisões que se tomam.

alesp