Alckmin, a Febem e os investimentos

Opinião
25/05/2005 17:25

Compartilhar:


Governador só anuncia medidas para a Febem diante de situações de crise. E o pior: fica só na promessa, como comprova o caos existente.

O governador Geraldo Alckmin anunciou um conjunto de iniciativas para, segundo ele, resolver a crise na Febem. Entre elas a descentralização de unidades, o auxílio financeiro para familiares de menores infratores - dentro do projeto renda cidadã e outras formas de assistência - e, pasmem, um "grande" investimento pedagógico: possibilitar que os internos concluam o segundo grau.

Além de mero lance de marketing, o governador divulga suas medidas como se fossem grandes novidades, como se houvesse um grande esforço de investimentos. No entanto, uma consulta ao orçamento do Estado destinado à Febem, aprovado na lei orçamentária 2005, revela que R$ 112,6 milhões estavam congelados. Esse valor corresponde a 27,45% da verba total, que é R$ 410,6 milhões.

A situação caótica em que se encontra o funcionamento da Febem tem causado danos físicos, morais e, inclusive, risco de vida aos profissionais da área, aos próprios internos, moradores e pessoas que trabalham no entorno de uma Unidade desta Fundação. Tudo em razão da inação, incompetência ou mesmo descaso das autoridades governamentais. Quem sabe agora o Governo do Estado tome as providências que, de há muito, deveria ter tomado.

*Enio Tatto é deputado estadual pelo PT.

alesp