Deputado critica demissão de funcionários do Santander


11/02/2009 17:40

Compartilhar:


O deputado Vanderlei Siraque (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na terça-feira, 10/2, para criticar a decisão do Banco Santander de demitir 400 funcionários, número que ainda poderá ser maior. Durante o discurso, Siraque segurou uma cruz de cor negra, usada para simbolizar o impacto dos cortes promovidos pelo banco. A cruz foi uma das 400 utilizadas pelos bancários durante protesto realizado na segunda-feira, 9/2, na Avenida Paulista, ato que contou com a presença do deputado.

Vanderlei Siraque lamentou o fato de os bancos, assim como empresas de outros segmentos, estarem usando a crise econômica mundial, desencadeada nos Estados Unidos, para promover demissões no Brasil. "O Santander, um dos maiores bancos do mundo e que no Brasil comprou o Banespa e, mais recentemente, o Real, está demitindo brasileiros alegando a crise. O que é muito estranho é que na Espanha, onde a crise é maior do que aqui, não estão mandando ninguém embora", criticou Siraque.

Para o deputado, "Muita gente está se aproveitando da crise, inclusive quem tem recebido ajuda financeira do governo. Isso é lamentável". Os empresários não podem esquecer que a demissão às vezes é como uma morte para a família, principalmente quando o demitido é o único sustento da família. Estamos solidários com os bancários, categoria da qual sou originário, mas também com todos aqueles que estão perdendo ou perderam o emprego."

No caso dos bancários, Vanderlei Siraque lembrou que um projeto de sua autoria, que ainda não foi votado pela Assembleia, poderia abrir novos postos de trabalho, pois prevê a abertura das agências das 9h às 17h e exigiria a criação de mais um turno de trabalho.



vsiraque@al.sp.gov.br

alesp