Novos fatos na investigação de contratos do governo do Estado


11/01/2008 09:38

Compartilhar:


O líder da Bancada do PT na Assembléia, Simão Pedro, e o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT) protocolaram, na Procuradoria da República no Estado de São Paulo, aditamento à representação que apura as supostas irregularidades na utilização de verbas federais pelo Instituto Uniemp - Fórum Permanente das Relações Universidade Empresa e pela sociedade denominada Núcleo de Gestão Pública (NGP).

O documento apresentado pelos deputados relata novos fatos relacionados ao NGP e ao seu diretor financeiro, Waldir Catanzaro, e solicita que a promotoria apure, diante dos indícios, a possibilidade de as empresas serem destinatárias de parcelas dos recursos financeiros oriundos de contratos irregulares com o poder público e de terem, conseqüentemente, uma movimentação financeira incompatível com a sua atuação no mercado.

No aditamento, os deputados petistas apresentam pesquisas realizados junto aos cartórios de registro de pessoas jurídicas da Capital, na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) e nos diários oficiais do Estado a respeito da ong NPG e de seu diretor financeiro Waldir Catanzaro. Os dados comprovam que ele pratica crime de falsidade ideológica quando omite, com base nas declarações públicas de bens referentes ao ano-base de 1998 e aos anos-bases subseqüentes, que tem participações acionárias em quatro empresas.

O jornal Diário de S. Paulo, na sua edição de 20/3/07, denunciou que durante o governo Geraldo Alckmin várias fundações e órgãos públicos, ligados a 16 secretarias estaduais, contrataram o Instituto Uniemp - Fórum Permanente das Relações com dispensa de licitação. Em razão de não ter condições de prestar os serviços contratados, a Uniemp repassa os serviços para terceiros, contratando ilegalmente outras ONGs ou empresas. Entre as ONGs mencionadas, o NGP é citado como um dos principais parceiros da Uniemp na ponte com órgãos do governo.

spedro@al.sp.gov.br

alesp