Deputado participa de debate sobre bônus para professores


11/03/2008 18:04

Compartilhar:


O deputado Roberto Felício (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, acompanhou o debate realizado pela Folha de S. Paulo, na noite da última segunda-feira, 10/3, a respeito do bônus salarial por desempenho aos professores da rede pública de educação.

A mesa do debate foi composta pela secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, pelo presidente da Apeoesp, Carlos Ramiro de Castro, e pelos professores Eduardo Andrade (Ibmec-SP) e José Marcelino Rezende Pinto (USP Ribeirão Preto). O jornalista Gilberto Dimenstein foi o mediador.

Felício questionou a secretária da Educação sobre o processo de obstrução que a bancada governista efetua no Projeto Estadual de Educação, apresentado pelas entidades vinculadas à Educação e que tramita desde 2003 na Assembléia Legislativa.

Por seus vínculos com a Educação e com o Funcionalismo Público, o deputado é proponente do projeto de lei que institui a Frente Parlamentar em Defesa da Educação, que será lançada no próximo dia 26/3, a partir das 14h, no auditório Franco Montoro da Assembléia. A Frente conta com a adesão de 31 deputados de todos os partidos.

Um dos temas mais polêmicos do debate foi a concessão de bônus de produtividade para professores, implementada pelo governo do Estado, mas que não conta com o aval da Apeoesp. O presidente da entidade, Carlos Ramiro de Castro, defendeu a implantação de um plano de carreira. "As escolas estaduais convivem hoje com um quadro de desvalorização do profissional, falta de estrutura, falta de técnicos, condições não adequadas de trabalho. Salários e formação continuada são importantes para a qualidade de ensino. O professor vive sem reajuste há três anos, recebendo apenas gratificações ou bônus de merecimento, que não atingem todos os profissionais", disse



rfelicio@al.sp.gov.br

alesp