Da Tribuna


10/03/2009 22:14

Compartilhar:


Desnutrição econômica



Após criticar opinião do presidente Lula sobre o alcance da crise econômica mundial, Milton Flávio (PSDB) demonstrou preocupação com a situação. "As notícias dão conta da redução da produção industrial, pessimismo na área da construção civil, aumento do desemprego e 57% de queda projetada para as exportações, o que configura que essa crise já chegou aqui". O deputado ainda analisou os dados do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal, que, segundo o deputado, trata-se de "desnutrição econômica em terceiro grau", pois só 0,6% da verba prevista para 2009 foi aplicada". (MF)



Parque ecológico inaugurado



Os moradores do Jardim Santa Maria, em Osasco, cansados do abandono e do mau cheiro de uma área do bairro, trabalharam em regime de mutirão por quatro anos e, com apoio da prefeitura, transformaram o local em parque ecológico, inaugurado no último dia 8/3, informou Marcos Martins (PT), que cumprimentou a população do bairro. Já em Taboão da Serra, o Parque Tizo, um terreno coberto por 70% de mata nativa e quase do tamanho do Parque Ibirapuera, criado por decreto do ex-governador Alckmin, está abandonado e invadido pelo esgoto, apontou o parlamentar, que pediu providências do governo do Estado. (MF)



Aniversário dos bombeiros



Uma viatura e a construção de um prédio próprio para a Polícia Militar na cidade de Cesário Lange foram as demandas na área da segurança pública que comitiva daquela cidade, encabeçada pelo vereador Camilo de Lélis Machado, trouxe para Edson Ferrarini (PTB). O deputado mostrou-se preocupou com o problema das drogas na região, prometendo levar a ela seu trabalho de prevenção. O deputado também parabenizou o Corpo de Bombeiros, que completa 129 anos de existência, e elogiou a fidalguia e a atenção prestada à população pela corporação, que afirmou ser "o orgulho da Polícia Militar e do povo brasileiro". (MF)



Rato caçando gato



Dois roubos de fuzis e pistolas de uso da polícia, ocorridos na sexta-feira, em centro de treinamento policial da Companhia Brasileira de Cartuchos, em Ribeirão Pires, e no domingo, em quartel da cidade de Caçapava, preocupam Conte Lopes (PTB). "Alguma coisa está errada, pois o rato está caçando o gato", disse o parlamentar, que suspeitou do uso futuro desse armamento em alguma grande ação de organizações criminosas. Lopes somou-se ainda aos cumprimentos ao Corpo de Bombeiros paulista, que completou 129 anos de existência. (MF)



Condescendência criminosa



O deputado Olimpio Gomes (PV) declarou que os problemas com segurança pública no Estado, como a invasão de um quartel do Exército, em Caçapava, e a suposta venda de cargos de delegado, comercializados pelo ex-secretário-adjunto da Segurança, Lauro Malheiros Neto, e seu ex-sócio, Augusto Pena, são mais que incompetência ou má-fé. "É condescendência criminosa." O parlamentar questionou a postura do secretário de Segurança e acusou o Executivo de orientar sua base a não assinar o pedido de instalação de CPI para investigar as denúncias daquela pasta. "A meu ver, a instalação da CPI daria um pouco de credibilidade ao governo". (LP)



Aniversário e visita



Entre os assuntos abordados por Hélio Nishimoto (PSDB) estão o aniversário dos municípios de Cachoeira Paulista (129 anos) e de São José do Barreiro (150 anos) e a visita que um grupo de deputados fez ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer, em São José dos Campos. Na oportunidade, Nishimoto lembrou a importância que a fábrica da GM tem para aquele município. Instalado em São José dos Campos no governo de Juscelino Kubitschek, o complexo da GM é responsável pela maior parte da linha de produção da empresa no país. (LP)



Questionamentos



Vanderlei Siraque (PT) também falou sobre a situação da segurança no Estado e disse não entender como pode uma pessoa querer ocupar o cargo de delegado no Estado, cujo salário é um dos piores da categoria em todo o país. "Será que o governo sabe o que acontece em São Paulo? Por que ele impede a bancada do governo de assinar a CPI para investigar as irregularidades na Secretaria de Segurança Pública? Será que há mais coisas além da venda de cargos?" Para Siraque, "quem não deve, não teme". (LP)



Derrubada de veto



O deputado Otoniel Lima (PTB) apelou para seus pares no sentido de que derrubem o veto do Executivo ao Projeto de Lei 598/2007, de sua autoria, que dispõe sobre a instalação, em viaturas policiais e de escolta, de dispositivo eletrônico para passagem livre nos pedágios. "O pagamento de pedágio já é liberado para esses veículos", lembra Otoniel, que manifestou preocupação com a segurança dos policiais. (LP)



Candidato a governador



Uebe Rezeck (PMDB) falou sobre a candidatura do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para o governo de São Paulo. "O PMDB não pode deixar de apresentar um candidato. Não deixaremos que nossos companheiros do interior continuem reclamando", afirmou. Para ele, Temer é uma pessoa preparada para o cargo, devido à sua capacidade e seriedade. "É o melhor candidato para dirigir nosso Estado e representar bem São Paulo", disse. De acordo com Rezeck, o PMDB possui comando na Câmara e no Senado, tem o maior número de senadores e deputados federais e precisa de alguém para chefiar o Poder Executivo estadual. (MC)



Enchente em Mogi



Luiz Carlos Gondim (PPS) disse que o recente alagamento de Mogi das Cruzes deveu-se ao fato de não ter sido feito o desassoreamento do rio Tietê, o que faz com que a água reflua para a cidade. "Peço a colaboração do governo do Estado para fazer esse desassoreamento para evitar novas enchentes na região", disse. Gondim também falou de sua indignação ao visitar alguns presídios na região de Taubaté e São José dos Campos. Segundo o deputado, a maioria dos presidiários tem entre 19 e 25 anos. "Precisamos cuidar dos nossos jovens, melhorando a educação e dando oportunidades", afirmou. (MC)



Dia Internacional da Mulher



Ao refletir sobre as comemorações do Dia Internacional da Mulher, Célia Leão (PSDB) ressaltou a importância dessa data para que a sociedade discuta o tema. A deputada ainda comentou que a mulher de hoje está muito avançada em relação às gerações anteriores e, em muitos casos, assume o papel de chefe da casa, gerando renda e atravessando de quatro a cinco jornadas de trabalho por dia. Lembrando o caso da menina de 9 anos que engravidou após ser sexualmente abusada e fez um aborto, a parlamentar disse que a vida dessa menina deve ser preservada a qualquer custo. "Devemos ter o mínimo de respeito com a vida", afirmou. (TB)



Deficiência física e visual



Rafael Silva (PDT) falou sobre o preconceito do qual são vítimas as mulheres, que o deputado classificou como um preconceito cultural, baseado em crenças, normas e valores. Ressaltou que o portador de deficiência, seja qual for sua natureza, também é alvo de preconceitos por parte da sociedade, que não aceita o diferente. De acordo com o deputado, devemos combater não com ira ou raiva, mas com mensagens, perguntas e questionamentos. "Quem será o próximo cego? Quem será o próximo deficiente físico?", questionou o parlamentar, que ainda disse que a punição não deve servir apenas como castigo, mas como exemplo, tendo o papel de educar a população. (TB)



CPI



Vanderlei Siraque (PT) reiterou a proposta de criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI), para apurar denúncias de venda de cargos na hierarquia de delegados de polícia de São Paulo. De acordo com o deputado, o acusado das possíveis denúncias é o ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Lauro Malheiros Neto, nomeado pelo governador José Serra. O parlamentar ainda disse que os delegados de polícia têm um dos piores salários do Brasil e se há quem queira comprar esse tipo de cargo é porque há algum interesse por trás. E ainda criticou a Assembleia: "Vergonhosamente, a Casa não investiga nada", afirmou. (TB)

alesp