Da Tribuna


19/08/2010 18:39

Compartilhar:


Falta de vontade política



Para Carlos Giannazi (PSOL) é "deplorável" a tentativa de negociação entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e o Poder Executivo para reposição salarial dos servidores do Judiciário. O parlamentar argumentou que há um excesso de arrecadação, então o problema não seria pecuniário. Segundo o deputado, mesmo com 4,75% de reposição, os servidores "ficariam satisfeitos e interromperiam a greve". Giannazi citou projetos de lei que, segundo ele iriam melhorar a Educação no Estado, como o que limita o número de alunos em salas de aula, porém, segundo o deputado, falta vontade política para que esses projetos sejam aprovados. (DK)



Atendimento ineficiente



João Barbosa (DEM) comentou problemas na prestação de serviços da TV por assinatura SKY, Pediu para que a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor convide o responsável pela empresa a comparecer à Casa para dar esclarecimentos sobre caso que vivenciou e que, de acordo com ele, acontece com milhares de assinantes dessa empresa de TV por assinatura. (DK)



Incentivo Fiscal



Vanderlei Siraque (PT) comentou estatísticas que revelam que alunos de 84% das escolas públicas do Estado de São Paulo sofrem algum tipo de violência e o uso de drogas, como o crack, já atinge 300 mil usuários no Estado. O deputado defendeu a aprovação do Projeto de Lei 241/2000, de sua autoria, que inclui jovens de 16 a 24 anos no mercado de trabalho. Segundo Siraque, "é preciso garantir uma perspectiva de vida aos jovens". O parlamentar garantiu que é preciso incentivo fiscal para que as empresas contratem os jovens para o seu primeiro emprego e alertou que cada jovem na Febem custa em média seis salários mínimos por mês e não são recuperados. "É o colégio do crime", asseverou. (DV)



Desmonte e precarização no Estado



"Dá a impressão que este governo estadual tem ódio dos seus servidores", disse Hamilton Pereira (PT), ao citar a continuada precarização dos salários e das condições de trabalho dos funcionários. "No Estado mais rico do País, paga-se os piores salários para os policiais e professores", continuou o deputado, lembrando ainda a greve dos servidores do Judiciário, por melhores salários, que já passou dos cem dias. Este governo estadual, que também "dilapidou o patrimônio público em sua sanha privatista", agora está desmontando a TV Cultura, lamentou o deputado, que disse ainda ter esperança que São Paulo ainda tenha "o governo sério que merece". (MF)



Roubos de veículos



É absurdo o valor que se paga por seguro de automóveis, que chega a 10% do valor do bem, principalmente no ABC paulista, reclamou Vanderlei Siraque (PT), que disse ser uma vergonha o fato de que são roubados ou furtados em São Paulo cerca de 200 mil veículos por ano. Ainda segundo o deputado, a Secretaria de Segurança Pública "vai atrás de carros de quem tem seguro, por pressão das seguradoras, mas quem não tem perde tudo". Uma solução, segundo Siraque, é o cumprimento de lei de sua autoria que regulamenta os desmanches de veículos. "Paga-se em São Paulo o maior IPVA do País, e temos de exigir contrapartida do governo do Estado", finalizou. (MF)



Desrespeito ao Legislativo



Comentando a fala de Vanderlei Siraque, Carlos Gianazzi (PSOL) afirmou ser "difícil para deputados da oposição conseguir aprovar projetos, que geralmente são vetados e, se são derrubados os vetos, as leis não são respeitadas, o que é um fato grave e demonstra falta de democracia, provando que o Legislativo está a serviço do Executivo de plantão". Gianazzi convidou para uma audiência pública na Assembleia paulista, que será realizada no próximo dia 24/8, para debater as mudanças ocorridas na TV Cultura. Ele ainda lembrou o caráter cultural e educativo da emissora, que considera um patrimônio da população paulista, e que não pode ser comparada com as televisões comerciais. (MF)

alesp