PL cria Bilhete Único Metropolitano


05/08/2011 10:24

Compartilhar:


Para baratear e integrar todos os meios de transporte coletivo, especialmente ônibus municipais e intermunicipais, trem, metrô e trólebus, nas 39 cidades que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, Alencar Santana (PT) apresentou projeto de lei que cria o Bilhete Único Metropolitano. Com ele será possível pagar uma única tarifa pelo deslocamento.

Segundo o deputado, a crescente urbanização metropolitana resultou em uma integração física tão intensa entre esses municípios que, em muitos casos, é difícil identificar onde termina um e onde começa outro. Apesar dessa integração territorial, cada cidade tenta solucionar seus problemas isoladamente, especialmente no transporte público. Isso representa um entrave ao desenvolvimento da região, já que o elevado custo das tarifas e o tempo perdido no deslocamento prejudicam trabalhador e empresário.

O projeto de lei prevê a criação do Fundo Metropolitano de Transportes (FMT), que será vinculado à Secretaria de Transportes Metropolitanos, para distribuir as receitas auferidas pelo sistema, garantindo o equilíbrio econômico financeiro das empresas de transporte coletivo e dos municípios que aderirem ao bilhete. A gestão do FMT deve ser feita por um conselho que inclui representantes de usuários, prefeitos ou secretários municipais e estaduais dos Transportes, Casa Civil e Federação dos Transportes.



alencarsantana@al.sp.gov.br

alesp