Atendimento psicológico às gestantes


24/04/2008 18:16

Compartilhar:


O Diário Oficial desta quinta-feira, 24/4, publicou o Projeto de Lei 289/2008 que dispõe sobre o atendimento psicológico às gestantes, em hospitais da rede pública estadual na cidade de São Paulo.

Considerando que mulheres de todas as classes estão sujeitas aos problemas psicológicos advindos da gestação e do puerpério, e que aquelas que têm dificuldades econômicas têm maior dificuldade em obter acompanhamento especializado, o deputado Gilmaci Santos (PRB) propõe que o acompanhamento clínico psicológico das gestantes durante a gravidez, parto e puerpério faça parte da política de prevenção ao abandono de menores entre 0 e 6 anos. Além do acompanhamento, o projeto inclui cursos de orientação para o parto e sobre psicose puerperal, depressão pós-parto, tristeza maternal e outras doenças relacionadas, os quais ficarão sob a responsabilidade da Secretaria Estadual da Saúde.

O parlamentar afirma que "é dever do Estado zelar pela segurança, pela saúde e pela proteção da vida da mulher que sofre em silêncio, acometida de desequilíbrio decorrente do estado puerperal".



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp