Servidores dos legislativos estaduais lutam por Carreira Típica, Data-Base e serviço público de qualidade


08/06/2001 18:10

Compartilhar:


Em reunião de seu Conselho de Representantes, durante o XI Encontro de Servidores Legislativos, realizado em Salvador (BA), de 30 de maio a 1.º de junho, a Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal (FENAL), decidiu realizar três campanhas institucionais, sendo que duas delas serão lançadas, em todas as Assembléias Legislativas, dia 11/6: a primeira visa que todos os cargos do Legislativo sejam considerados como Carreira Típica de Estado, da mesma forma como já ocorre no Congresso Nacional. A segunda campanha tem o objetivo de reivindicar a instituição de Data-Base em todas as Assembléias Legislativas, em cumprimento ao Artigo 37, inciso X, da Constituição Federal, que determina o reajuste anual dos salários dos servidores.

A terceira campanha, a ser lançada no segundo semestre, em todos os Legislativos Estaduais, terá como lema a Defesa do Serviço Público de Qualidade.

Durante o evento, o presidente da FENAL, Francisco Raposo, do Sindicato dos Servidores da Assembléia Legislativa da Bahia (SINDSALBA), apresentou às entidades filiadas a nova página da entidade na internet (www.fenal.org.br), que permite a implantação do projeto "FENAL ON LINE", aprovado no Congresso de Belém (PA) em dezembro de 2000, o que possibilitará um maior intercâmbio das entidades representativas de servidores legislativos entre si e com toda a sociedade.

Participaram do Encontro de Salvador diretores da FENAL e representantes de Associações e Sindicatos dos seguintes Estados: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Dirigentes da Associação dos Funcionários da Assembléia Legislativa (AFALESP) e do Sindicato dos Servidores Públicos do Poder Legislativo (SINDALESP) estiveram representando o Estado de São Paulo no encontro. A AFALESP esteve representada pelo seu presidente, José Carlos Gonçalves, por seu secretário, Jean dos Santos, e pelo jornalista Gaspar Bissolotti Neto. Pelo SINDALESP, participaram do encontro o seu presidente, Joalve Vasconcelos, a diretora Marcia Stamato e o delegado sindical Celso Fontana.

A próxima reunião do Conselho de Representantes da FENAL, para avaliar as campanhas realizadas este ano e também para definir as atividades para o ano de 2002, será nos dias 28 e 29 de novembro, em Recife, e está sendo organizada pelo Sindicato dos Servidores da Assembléia Legislativa de Pernambuco, em conjunto com a direção da FENAL.

(Mais informações com Joalve - 3886-6989, ou José Carlos - 3886-6946)

alesp