Projeto Saúde Brasil é incluído no calendário turístico do Estado


18/12/2001 18:08

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O projeto social, educativo e cultural realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste denominado "Saúde Brasil" entrou para o calendário turístico que reúne os grandes eventos do Estado de São Paulo. Ele se propõe a dar esclarecimentos sobre hábitos alimentares corretos e saudáveis às crianças da rede pública de ensino com até 15 anos e será incluído no calendário graças ao projeto de lei de autoria do deputado Lobbe Neto (PSDB), aprovado pelo plenário da Assembléia Legislativa no dia 12/12.

O projeto "Sáude Brasil" já recebeu duas vezes a premiação ouro na categoria de Campanha de Serviço e Promoção Comunitária da Mostra ABMR de Comunicação em Marketing Rural. Pela iniciativa do projeto, que já atendeu cerca de 64 mil estudantes das redes pública e privada e de entidades que prestam assistência ao aluno especial e ao menor carente, a Embrapa também foi agraciada com o certificado de Empresa Amiga da Criança, outorgado pela Fundação Abrinq.

Realizado durante cinco dias do mês de outubro, preferencialmente na semana em que se comemora o Dia da Criança, o evento atende cerca de 6 mil crianças por temporada. Neste período, elas participam de espetáculos teatrais interativos, cujo conteúdo tem o foco centrado nos produtos como leite, carne, suínos e aves. Procura-se destacar as principais características desses produtos e as melhores formas de consumo, incentivar dietas corretas e esclarecer sobre a importância do aleitamento materno.

"O projeto é bastante valioso ao proporcionar o fortalecimento e o restabelecimento dos laços entre os ambientes rural e urbano, já que existe atualmente um grande desconhecimento por parte da população que vive nos grandes centros das atividades desenvolvidas no campo", comenta o deputado Lobbe.

Os estudantes recebem material escolar e uma cartilha com personagens que estimulam hábitos corretos de consumo e higiene. Posteriormente, elaboram trabalhos de redação ou desenhos sobre o projeto. Vinte desses trabalhos são premiados com bicicletas e aparelhos de som e as escolas que participam também recebem microcomputadores, televisores, vídeocassetes e geladeiras para auxiliar no aparelhamento das unidades escolares. As premiações acontecem graças a parcerias com instituições e empresas privadas e públicas.

alesp