Emendas permitirão investimentos em saúde, infra-estrutura e empregos

Taubaté terá verbas para hospital de queimados e hospital regional do Estado
19/12/2001 17:47

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou na última terça-feira, 18/12, o Orçamento estadual para 2002, cujo montante ultrapassa R$ 49.713 bilhões.

O deputado estadual Salvador Khuriyeh (PSB) apresentou um total de 239 emendas ao Orçamento, propondo mais verbas principalmente para as áreas de saúde, educação, infra-estrutura e saneamento básico.

Dentre as emendas aprovadas, quatro já foram inseridas no Orçamento e terão as verbas disponibilizadas para o próximo ano. São elas: destinação de recursos para a implantação de uma unidade hospitalar de tratamento de queimados em Taubaté, na DIR-XXIV, localizada na região do Vale do Paraíba; verbas para a criação de um hospital regional do próprio Estado, também em Taubaté; remanejamento de recursos para a implantação de medidas de prevenção a inundações ao longo da bacia do rio Paraíba do Sul, que corta todo o Vale do Paraíba; e verbas para programas sociais de formação de empregados e desempregados de baixa escolaridade em busca de emprego.

A região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte tem revelado grandes carências nas áreas de saúde, infra-estrutura e de qualificação de sua mão-de-obra, problema esse que Salvador Khuriyeh tem buscado sanar com reiteradas solicitações de verbas para a população vale-paraibana.

Tanto o hospital de queimados quanto o hospital regional do Estado serão importantes para o melhor atendimento da comunidade, uma vez que a saúde pública há anos vem sendo relegada a segundo plano. A expectativa é de que agora, com a aprovação das emendas de Khuriyeh, obtenha-se grande melhoria para o setor.

Outro problema conhecido na região do Vale envolve as constantes enchentes que assolam cidades banhadas pelo rio Paraíba do Sul, em época de chuvas. As verbas destinadas ao combate às inundações possibilitarão uma estrutura mais adequada para enfrentar essa circunstância, eliminando o sofrimento de diversas famílias que têm suas casas alagadas ou totalmente destruídas pelas águas, até mesmo com perda de entes queridos.

Salvador Khuriyeh também conseguiu recursos para programas que qualifiquem o trabalhador paulista para obter seu direito ao emprego, com condições de disputar o mercado de trabalho e conseguir seu próprio sustento. Tal medida gera empregos que, por conseqüência, geram renda e mais recursos para aplicação em diversas outras obras de cunho social.

alesp