Comissão promove debate sobre abuso de autoridade e preconceito na abordagem policial


17/10/2006 17:04

Compartilhar:


A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa e o SOS Racismo, serviço de combate ao preconceito e à discriminação, realizarão reunião nesta quinta, 19/10, às 14h30, no plenário José Bonifácio, para tratar da prática de abuso de autoridade e preconceito por policiais civis e militares.

Segundo o presidente da Comissão, deputado Ítalo Cardoso (PT), "as pessoas de baixa renda, cidadãos e cidadãs afrodescendentes são vítimas freqüentes do abuso de autoridade e do preconceito por parte de maus policiais. Essas práticas se manifestam no momento da abordagem, estendendo-se até as dependências de órgãos públicos. Não raro, a abordagem e a detenção de "suspeitos" são acompanhadas de ofensas verbais e violência física. Pessoas em situação de rua, entre elas crianças e adolescentes, também são vítimas de tais "procedimentos"".

Segundo ativistas e militantes de entidades e movimentos de direitos humanos, a situação ficou ainda pior depois das ações violentas praticadas no Estado por uma facção criminosa.

Foram convidados para a reunião pessoas que foram vítimas de violência policial e vários representantes de entidades de direitos humanos e de órgãos públicos, entre eles o delegado geral de Polícia Civil do Estado de São Paulo, Marco Antonio Desgualdo; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Eclair Elizeu Borges Teixeira; o ouvidor das Polícias, Antonio Funari; o corregedor da Polícia Civil, Ruy Estanislau Silveira; o procurador geral de Justiça do Estado, Rodrigo César Rebello Pinho; o corregedor da Polícia Militar, Clóvis Santinon; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, José Gregori; e o ouvidor da Defensoria Pública, Willian Fernandes.

italopt@uol.com.br

alesp