Falta de remédios no Dose Certa


08/11/2007 18:31

Compartilhar:


O deputado estadual Luis Carlos Gondim (PPS) enviou requerimento de informações ao secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, sobre problemas que são constatados em sua pasta. Entre eles, o parlamentar quer saber quais as razões técnicas e administrativas que justificam o fato de inúmeros municípios não estarem recebendo medicamentos na quantidade padrão do Programa Dose Certa.

Gondim questiona também por que, em muitos casos, a quantidade de medicamentos distribuídos para os municípios como Ferraz de Vasconcelos esgota-se em 20 dias e que providências estão sendo tomadas para solucionar o problema. Ele ressaltou que vem recebendo inúmeras queixas de moradores, prefeitos, vereadores e outras autoridades de diversas cidades do Estado, incluindo as da região do Alto Tietê, dando conta da falta de medicamentos.

"O governador José Serra lançou um pacote com medidas", ponderou Gondim, "para ampliar a entrega gratuita de medicamentos à população, prevendo investimentos de aproximadamente R$ 5 bilhões até 2010 para o Programa Dose Certa. A promessa é de ampliar de 37 medicamentos neste ano para cerca de 60 em 2008."

De acordo com o deputado, a previsão era de que, no mês passado, o número de remédios saltaria para 67, incluindo seis tipos de contraceptivos e outros 24 medicamentos para saúde mental.

"A falta de medicamentos como Captopril, Cimetidina, Digoxina, Propranolol, Dipirona Gotas, Metformina, Diclofenaco, Nifedipina, Metildopa, Diabinese, Ampicilina e Amoxilina, além de outros de uso contínuo para controle de várias doenças está prejudicando milhares de pacientes que não dispõem de recursos financeiros para adquiri-los, influenciando negativamente no tratamento deles", concluiu Gondim.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp