Jornalistas lançam "Dr. Ulisses - o homem que pensou o Brasil" na Assembléia paulista


18/06/2004 16:25

Compartilhar:


Exposição de fotos da jornalista Sonia Morgenstern Russo pode ser visitada de 22 a 27 de junho no Espaço Cultural Café São Paulo

O Espaço Cultural Café São Paulo, na Assembléia Legislativa, receberá na próxima terça feira, 22/6, a exposição fotográfica "Diretas Já - Ulysses Guimarães - Senhor Democracia", com fotos autorais da jornalista Sonia Morgenstern Russo. Na ocasião acontecerá também o lançamento do livro "Dr. Ulysses - O homem que pensou o Brasil", uma coletânea de depoimentos sobre a trajetória do "Sr. Diretas" organizados numa pareceria de Sonia com a também jornalista Célia Soibelmann Melhem.

Sonia Morgenstern Russo é jornalista e fotógrafa, com curso de especialização em Comunicação Social pela Sorbonne, na França. Foi coordenadora de comunicação das principais campanhas políticas pela redemocratização do Brasil desde 1974 e assessora de imprensa dos grandes protagonistas desse processo: Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Ulysses Guimarães, além de outros.

Em sua trajetória jornalística encontra-se presente a autoria de dois livros que tratam da história política recente do país, além da realização de quatro exposições fotográficas sobre o tema: Ulysses cidadão (1993), Fernando Henrique Cardoso - Trajetória de um presidente (1998-2001) e Franco Montoro - Um estadista (2001 e A história da democracia no Brasil (2003).

Célia Soibelmann Melhem é cientista política com doutorado pela Universidade de São Paulo, tendo defendido tese sobre a evolução do MDB-PMDB. Desde a década de 1980, Célia desenvolve trabalhos em políticas públicas sociais, tanto no ambiente universitário quanto em órgãos oficiais.

Os dois eventos - abertura da exposição fotográfica e lançamento do livro - acontecem paralelamente na terça-feira, das 18h30 às 22 h.

alesp