III Semana de Cultura Negra entrega prêmio Zumbi dos Palmares


23/11/2004 19:58

Compartilhar:


Da Redação

Por indicação do deputado Roberto Engler (PSDB), o cidadão de Santa Bárbara d'Oeste, Benedito Samuel Barbosa, será homenageado nesta quarta-feira, 23/11, com a entrega do prêmio "Zumbi dos Palmares". A solenidade será às 19h30, no Hall Monumental, e integra a programação da III Semana de Cultura Negra.

Para Engler, "Dito Preto preenche todos os requisitos para uma merecida homenagem". Após a premiação, que está sob a coordenação dos deputados Simão Pedro e Vicente Cândido, ambos do PT, os convidados poderão assistir a apresentação do grupo de reggae Arawak.

A Semana de Cultura Negra está incluída no calendário oficial de festividades do Estado. É realizada anualmente, acompanhando as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, que ocorre em 20 de novembro. Seu objetivo é mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a celebração da cultura negra, estimulando uma reflexão sobre sua importância na formação cultural do povo brasileiro.

Exposições

Podem ser vistas pelo público, até sexta-feira, 26/11, algumas exposições e mostras fotográficas. No Hall Monumental, mais de 200 peças expostas, entre elas máscaras de rituais e festividades, bonecas, estatuetas, baús, colares, tecidos artesanais, fotografias. No mezanino do Hall, pode-se ver uma mostra do fotojornalista João Carlos, composta por 18 fotos em preto e branco, que revela o cotidiano de uma população mais carente da periferia e do centro de São Paulo. Estas fotos, fruto de um trabalho de quase dois anos, é uma chamada para reflexão sobre uma das muitas faces da capital paulistana.

No espaço V Centenário, a exposição intitulada "Negros em Oriximiná", com fotos de Carlos Penteado, retrata a beleza e peculiaridades de um povo descendente dos quilombos, bem como de Oriximiná, cidade localizada no noroeste do Estado do Pará, em plena floresta amazônica. Foi nesta região, com a titulação das terras da Comunidade de Boa Vista em 1995, que os quilombolas tornaram-se proprietários das terras de seus ascendentes.

alesp