Diego Milão: a política proporciona melhor organização social


05/09/2003 17:35

Compartilhar:


Da redação

Diego Antonio Perini Milão tem 14 anos e participou do Parlamento Jovem (PJ) em 2002, sendo eleito seu presidente depois de uma acirrada disputa, obtendo 56 votos em segundo turno de votação. Integrando a bancada do Partido da Educação, apresentara projeto que dispõe sobre a adoção de entidade assistencial pelas escolas públicas estaduais, assistindo-a na medida de suas possibilidades, tanto no aspecto material quanto do ponto de vista da solidariedade.

Atualmente cursando o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Objetivo de Nhandeara, seu sonho é cursar Direito e seguir a carreira de Juiz de Direito.

Em entrevista ao Diário da Assembléia, o deputado jovem disse que pretende participar do PJ deste ano e já está montando um novo projeto de lei. "O assunto é novamente a educação, agora direcionado ao ensino superior. Pela proposta, pretende-se facilitar e aumentar o índice de pessoas com formação educacional superior", adianta.

Sobre a divulgação desta 5ª edição do PJ em sua escola, Diego explica que o colégio deixou em aberto e os alunos que se interessaram estão montando seus projetos e apresentando-os à direção. "No meu caso estou esclarecendo dúvidas e pedindo informações para professores das disciplinas de Geografia e Português, mas em meu projeto do ano anterior tive uma grande ajuda do professor da disciplina de História da escola onde estudava, o professor Luciano, a quem muito agradeço", manifestou.

Inquirido sobre sua participação na vida da escola, o deputado jovem disse cumprir bem seu papel de estudante. "Tenho uma boa participação nas atividades escolares, gosto de tudo o que acontece na escola, mantenho uma boa relação com os professores, com os funcionários em geral e também com os colegas da classe e conquisto boas notas", informa, acrescentando que já exercera a função de presidente do Grêmio Estudantil no colégio em que estudava.

Diego elogiou a iniciativa da escola de promover palestras contra as drogas e de auto-ajuda, falando também da arrecadação de alimentos não-perecíveis para entidades assistenciais. "Procuro participar freqüentemente dessas atividades, sempre colaborando com o que a escola nos propõe e nos oferece", e citou como exemplo as gincanas, das quais participa dando incentivo aos colegas, na torcida, participando das provas propostas e ajudando na organização, "sempre com muita alegria, garra e vontade, o essencial para tudo dar certo", recomenda.

Sobre seu engajamento comunitário, o deputado afirma levar uma vida normal como a maioria dos jovens de sua idade. "Tenho uma boa participação social e comunitária, mas queria que fosse ainda maior. Não tenho trabalhos comunitários fixos, mas juntamente com meus colegas participo de campanhas da cidade, palestras, passeatas, visitas ao lar dos velhinhos, arrecadação de alimentos", ressaltou.

O deputado jovem falou também do seu convívio com a família e da discussão de temas políticos com os pais. "Estamos sempre interessados em saber como foi o dia de cada um, a escola, o trabalho." E acrescenta: "Meu pai e eu costumamos discutir temas ligados à política, principalmente os problemas voltados para o lado social e educacional".

Para Diego, "a política proporciona uma melhor organização social e facilita a solução de problemas, acarretando maior engajamento nos deveres, na defesa dos direitos e nas obrigações de todo cidadão". E complementa: "a política é a base do mundo, tudo está concentrado e é sustentado por ela".

Quanto ao momento político atual, o deputado jovem tem a seguinte opinião: "Apesar da constante participação do governo em excelentes campanhas como o Fome Zero, e melhorias advindas de alguns projetos e leis, está muito cedo para dizer algo, pois o governo ainda está passando por um processo de transição e renovação. Mas, pelo que se tem feito, pode-se ter esperança e confiança de que o Brasil está em boas mãos e tende a melhorar, com o povo também fazendo sua parte".

Em relação a sua participação no PJ, Diego diz que, depois de ter sido deputado jovem, adquiriu mais facilidade para conquistar seus objetivos. "Mas sem dúvida nenhuma, a maior conquista foi a experiência única e incomparável da qual nunca me esquecerei".

Participe

A 5ª edição do Parlamento Jovem Paulista, que neste ano vai receber alunos do Ensino Médio, acontece na Assembléia Legislativa no dia 14 de novembro de 2003. As inscrições estão abertas até 29 de setembro próximo. Mais informações no site da Assembléia: www.al.sp.gov.br, no ícone Parlamento Jovem.

alesp