Cônsul da Itália visita a Assembléia

Diplomata elogia ação do Legislativo para integração das comunidades estrangeiras
23/05/2002 15:23

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Walter Feldman, recebeu na manhã desta quinta-feira, 23/5, a visita do cônsul da Itália, Geanluca Cortese.

O cônsul agradeceu o empenho do presidente do Legislativo em valorizar o intercâmbio entre as comunidades estrangeiras, através da criação do Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre).

Cortese informou que o consulado da Itália em São Paulo está implantando um sistema de convênios com prefeituras do interior para oferecer o ensino do italiano como língua facultativa. Ele propõe também a criação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Centro de Estudos de Línguas Estrangeiras. Cortese salientou que "a força para dialogar com as autoridades locais se deve ao apoio dado pelo presidente Feldman".

Feldman elogiou as iniciativas. "As comunidades estrangeiras de São Paulo estão se entrosando para a realização não só de festas e eventos culturais, mas também visando a um engajamento em trabalhos sociais", comentou.

Outro ponto abordado durante a visita é a comemoração do Dia da Comunidade Italiana, que acontece no próximo dia 3 de junho e será celebrado pelo Legislativo paulista com uma sessão solene, por iniciativa do deputado Vítor Sapienza (PPS). Para as comemorações, o cônsul confirmou as presenças do embaixador da Itália no Brasil, Vicenzo Petrone, e do ministro italiano da Indústria e Comércio, Adolfo Urso.

alesp