Ato solene homenageia o 6º aniversário da Associação Nacional de Imigrantes


20/07/2009 21:02

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/MACestrangeiros.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Rui Falcão, foi realizada nesta segunda-feira, 20/7, homenagem ao 6º aniversário da Aneib " Associação Nacional de Estrangeiros e Imigrantes, cuja principal luta foi a favor da anistia para os estrangeiros ilegais no Brasil, que culminou com a assinatura da lei pelo presidente Lula em 2/7/2009.

A abertura do evento coube a Héctor Péres, cônsul da República Dominicana, que falou sobre a importância da Aneib para os estrangeiros que escolheram o Brasil como sua segunda pátria. Péres fez um rápido histórico dos movimentos migratórios e apresentou alguns números, como a existência de 90 milhões de imigrantes no mundo inteiro, a maioria sem documentos legais (o cônsul não gosta do termo "imigrantes ilegais") e comentou que seu país, a República Dominicana, tem perto de 1,5 milhão de imigrantes: "o peso de 12 milhões de imigrantes para uma população de 300 milhões, como nos EUA, é bem menor que o de 1,5 milhão para uma população de 9 milhões, como na República Dominicana", comentou. O cônsul pediu aplausos para o presidente da associação, Grover Calderón, que também participou da mesa coordenadora do evento e que foi o responsável pelas lutas da associação pela anistia aos ilegais no Brasil.

Durante o evento foi exibido um vídeo contando um pouco da trajetória da Aneib, do seu surgimento e do abaixo assinado com 20 mil assinaturas que Calderón entregou ao presidente Lula solilcitando anistia ao governo.

Lotaram o Auditório Franco Montoro imigrantes de diversos países que prestigiaram o evento e que apóiam os pleitos da Aneib em função da integração crescente dos imigrantes na vida brasileira.

alesp