Da Tribuna


18/02/2011 18:45

Compartilhar:


Cine Belas Artes



Carlos Giannazi (PSOL) mostrou-se preocupado e apreensivo em relação ao anúncio do fechamento do Cine Belas Artes. O parlamentar afirmou que o cinema é mais que um patrimônio histórico. "É uma identidade cultural de memória afetiva, psicológica e histórica para todo o Brasil. É um ponto de encontro". Segundo o deputado, o lugar será fechado por questões financeiras e dará lugar a uma loja de departamentos. Para Giannazi, a prefeitura e o governo teriam dinheiro para preservar o Cine Belas Artes. "Na crise do ano 2000, o Poder Público socorreu bancos, seguradoras e montadoras. Agora é a vez de ajudar esse patrimônio". (DV)



Contra o aumento dos ônibus



Rui Falcão (PT) mencionou a manifestação dos estudantes contra o aumento da tarifa de ônibus em 17/2 e referiu-se aos atos dos polícias militares como de extrema violência. Falcão criticou tanto o aumeto da passagem como a repreensão aos manifestantes. O deputado afirmou que o sistema de ônibus piorou muito, e que deveria haver uma redução do preço. Em nome do líder da bancada petista, Antonio Mentor, cobrou explicações do governador pelas agressões sofridas pelos vereadores do PT, enquanto esses defendiam os protestantes dos policiais militares. (DV)



Policia Militar



Olimpio Gomes (PDT) comentou o pronunciamento de Rui Falcão e disse que a polícia militar tem de cumprir a lei, mas sem abusar da força. Afirmou que o governo tem usando os policiais para abreviar manifestações, e, com isso, potencializa os conflitos. "Dão ordens para acabar com o protesto. É um trabalho sujo". Gomes explicou que provavelmente será feita uma apuração do conflito dos vereadores do PT com os policiais. "Um sargento, um comandante... Alguém sairá responsável para agradar a prefeitura". (DV)



Democracia e liberdade



Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre o que chamou de "processo de criminalização dos movimentos sociais". Segundo ele, "as alas direitas do PSDB e do DEM reprimem e marginalizam com violência todo e qualquer tipo de manifestação pacífica em defesa dos direitos básicos da população." Giannazi também falou sobre o "esvaziamento" do Plenário às sextas e segundas-feiras. "Temos uma pauta extensa, mas enfrentamos um esvaziamento físico e político. Se a Assembleia desaparecer, ninguém vai sentir falta", lamentou. (LP)



Sem justificativa



Olimpio Gomes (PDT) também cobrou a presença de seus pares em Plenário. Inclusive, ele ressaltou que o 3º e o 4º secretários, eleitos para representar o 1º e o 2º secretários nos momentos em que esses não estiverem em Plenário, não comparecem às sessões. Fazendo menção à justificativa dada pelo presidente da Casa de que os deputados que não comparecem nas sessões estão em suas bases, Olimpio disse: "Não me afasto das bases, mas não deixo de comparecer à Assembleia", comparou. (LP)

alesp