Crespo buscará apoio de Alckmin ao Crédito Educativo Estadual


22/03/2001 15:40

Compartilhar:


O deputado estadual Caldini Crespo (PFL) vai buscar, nos próximos dias, o agendamento de uma audiência com o governador Geraldo Alckmin Filho para solicitar-lhe o apoio ao projeto de lei que cria, no âmbito do Estado de São Paulo, um sistema de crédito educativo com a finalidade de oferecer aos jovens carentes a oportunidade de dar seqüência aos seus estudos universitários ou de nível técnico. O projeto, de número 183/99, é de autoria de Crespo e está pronto para a ordem do dia, ou seja, para ser votado pelo plenário da Assembléia Legislativa.

Na tarde desta quarta-feira, 21/3, o deputado conversou com o presidente do Banco Nossa Caixa S/A, Geraldo Gardenalle, sobre esse assunto. O encontro aconteceu na sede do banco, em São Paulo, a pedido do parlamentar. "Nós entendemos que, como o projeto já recebeu parecer favorável das comissões temáticas e está pronto para ser votado, é o momento de procurar um representante do governo, no caso a Nossa Caixa, que, pela nossa proposta, seria o agente financiador do sistema", declarou Crespo. Conforme o parlamentar, o presidente da instituição disse já ter conhecimento da proposta e ser favorável à implantação de um sistema de crédito educativo estadual. Essa posição já teria sido manifestada, por escrito, à Secretaria Estadual da Fazenda.

Segundo Crespo, o presidente da Nossa Caixa apresentou algumas condições, como a criação de um fundo de crédito estudantil para possibilitar os primeiros anos de funcionamento do crédito, numa situação semelhante à do chamado Banco do Povo. Ou seja, o fundo seria criado com recursos do Orçamento do Estado e, após algum tempo, passaria a ser financiado com recursos oriundos do pagamento das mensalidades dos estudantes beneficiados em anos anteriores.

"Como até hoje não houve um projeto que tenha avançado tanto, acreditamos que este é o momento de se criar condições políticas para que seja aprovado pelos deputados e receba a sanção do governador", afirmou o parlamentar.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Caldini Crespo - 3886-6864/6867)

alesp