Indicação pede concurso público para a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI


03/12/2001 18:11

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, deputado Hamilton Pereira (PT), enviou indicação ao governo do Estado pedindo abertura de concurso público para a contratação de técnicos, pela Secretaria da Agricultura, para que a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) possa dar continuidade aos trabalhos do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas em São Paulo. A indicação pede ainda que o governo elabore plano de carreira e de salários e faça uma reestruturação dos recursos humanos e físicos da CATI.

A idéia da indicação, de acordo com Hamilton Pereira, surgiu a partir do seminário Gestão Integrada de Recursos Naturais e Fortalecimento da Agricultura Familiar, realizado no mês de agosto último na cidade de Serra Negra. Nessa ocasião, Pereira recebeu a informação de que, sem a contratação de novos técnicos e elaboração do plano de carreira e reestruturação interna, os trabalhos da CATI podem sofrer problemas de continuidade. Conforme esclareceu, os técnicos são contratados pelas prefeituras. Depois, por meio de convênio, são cedidos à Secretaria da Agricultura para trabalhar, através da CATI, no Programa de Microbacias. Este último, na realidade, atende pequenos agricultores do entorno dessas bacias.

"O programa está sendo realizado, quase em sua totalidade, por esses técnicos conveniados. Eles fazem um trabalho voltado às ações comunitárias que visam dar sustentabilidade e fortalecer a agricultura familiar em nosso Estado. Ocorre, no entanto, que esses técnicos não têm conseguido prover o sustento de suas famílias, face à instabilidade de seus cargos, ausência de plano de carreira, baixos níveis salariais e, ainda, por atender a dois patrões - prefeituras e governo do Estado", observa o deputado.

Para Hamilton, as Casas da Agricultura, onde atuam os técnicos da CATI, são tradicionalmente o primeiro e único ponto de apoio e de referência dos produtores rurais, que as procuram em busca de orientação e tecnologia. "A CATI é, na verdade, a única instituição que mantém contato direto com o homem do campo para viabilizar tais objetivos", finalizou.

alesp