Gondim critica falta de planejamento familiar no estado

Deputado lamenta a falta de planejamento familiar por parte do Estado
07/12/2001 18:10

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Luis Carlos Gondim (PV) criticou em plenário a falta de um programa de planejamento familiar do governo do Estado. Gondim afirmou que as famílias mais pobres são as que têm mais filhos e, com isso, aumentam os problemas de ordem social no Estado, sobretudo na área da saúde. "As dificuldades são cada vez maiores, o número de mães adolescentes vem crescendo a cada dia, assim como os casos de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Aids, sem falar na grande incidência de câncer de colo de útero em jovens", justificou.

Para o deputado, a falta desse programa de planejamento familiar também traz conseqüências na área da segurança pública, pois, à medida que aumenta a quantidade de menores pelas ruas, cresce a delinqüência juvenil, o consumo de drogas e, num outro extremo, a criminalidade. "Não se trata de implantar um controle de natalidade, muito pelo contrário. Com o planejamento familiar, as pessoas poderão decidir se querem ou não ter filhos e qual é o melhor método contraceptivo a ser adotado. Para isso, é preciso que o governo encare o problema com toda a seriedade e possibilite o acesso das famílias mais carentes aos métodos de contracepção disponíveis atualmente", explicou Gondim.

O parlamentar também reclamou que os postos de saúde não têm preservativos para distribuir à população e defendeu o importante trabalho de informação e orientação desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde, que poderiam dar uma "inestimável contribuição em todo esse processo".

Gondim elogiou a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, que está implantando o serviço de planejamento familiar no município, inclusive com orientação médica, psicológica e social às famílias cadastradas. "Apelo ao governo do Estado que também mesmo e que implante com a maior urgência um programa de planejamento familiar com toda a seriedade que o assunto exige."

alesp