CHIP PARA PROTEGER CARROS - OPINIÃO

Afanasio Jazadji*
21/05/2002 08:40

Compartilhar:


Recentemente foi lançada uma novidade que pode ajudar a diminuir o absurdo número de automóveis roubados diariamente em nosso país, principalmente no Estado de São Paulo: o uso da informática.

Nos próximos meses, todos os novos carros que saírem de suas fábricas deverão ter um pequeno chip, que será capaz de enviar para as autoridades policiais as características do veículo: nome do dono, número do chassi, situação quanto ao licenciamento e multas.

Antes tarde do que nunca. Estava mesmo na hora de se colocar em ação recursos modernos da informática para acabar com a facilidade com que os ladrões roubam inúmeros carros, até mesmo em cidades pequenas.

E olhem que essa novidade não é tão novidade: já poderia estar funcionando no Estado de São Paulo há pelo menos quatro anos.

Como deputado estadual, fui presidente da CPI da Assembléia Legislativa que investigou o crime organizado em nosso Estado de 1995 a 1999. Em 1998, coordenei uma investigação para localização de uma carga roubada e foi usado, na ocasião, um chip colocado numa caixa de sapato. A caixa e a quadrilha acabaram sendo localizadas com sucesso, demonstrando a validade do recurso.

Por enquanto, o projeto do Ministério da Justiça de obrigar o uso do chip é apenas para os carros novos, saídos das montadoras. Mas esse pequeno equipamento precisa ser introduzido em todos os veículos. Essa farra do roubo de carros precisa acabar, sendo atacadas as quadrilhas de ladrões, os receptadores e os desmanches.

*Afanasio Jazadji é deputado estadual pelo PFL

alesp