Escolas do Grande ABC são convidadas para participar do Parlamento Jovem


16/09/2005 16:45

Compartilhar:


O deputado Giba Marson (PV) está divulgando em todas as escolas da região do Grande ABC o Parlamento Jovem Paulista 2005, instituído pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo com o objetivo de permitir aos estudantes do Ensino Médio a experiência de ser "deputado por um dia", a fim de que conheçam melhor a atividade parlamentar e os aspectos da democracia participativa.

Como acontece desde 1999, uma comissão especial da Assembléia Legislativa seleciona os 94 melhores projetos de lei apresentados pelos estudantes de todo o Estado. Os autores dos projetos escolhidos participarão, no dia 18 de novembro de 2005, de uma sessão plenária especial, ocupando os lugares dos deputados paulistas e exercendo as atividades parlamentares de acordo com as normas do Regimento Interno do Parlamento Jovem Paulista.

Para o deputado Giba Marson, a oportunidade de participar desta atividade representa uma grande experiência para a vida do jovem, que terá uma visão ampla do Poder Legislativo e do trabalho dos deputados. Ele lembra que a maioria das propostas apresentadas pelos estudantes nas edições anteriores do Parlamento Jovem foi considerada pelos deputados e levada à discussão com a sociedade.

"A participação dos jovens nas atividades legislativas contribui para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e permite que exerçam legitimamente seus direitos democráticos", finalizou Giba Marson.

As escolas interessadas em participar do Parlamento Jovem Paulista podem entrar em contato através de e-mail pjovem@al.sp.gov.br

As datas a serem observadas são as seguintes:

De 19 a 23 de setembro de 2005: entrega dos trabalhos dos alunos (projeto de lei) à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

De 3 a 14 de outubro de 2005: seleção dos deputados do Parlamento Jovem 2005

20 de outubro de 2005: divulgação dos nomes dos 94 deputados jovens.

17 de novembro de 2005: chegada dos 94 deputados jovens na Assembléia Legislativa.

18 de novembro de 2005: Sessão Plenária do Parlamento Jovem Paulista, a partir das 9 horas, no Plenário Juscelino Kubitschek.

lidpv@al.sp.gov.br

alesp