Ato solene comemora Dia do Pedagogo


21/05/2002 21:47

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa realizou nesta terça-feira, 21/5, ato solene para comemorar o Dia do Pedagogo.

Iniciativa da deputada estadual Edir Sales (PL), a solenidade contou com as presenças de vários profissionais ligados ao setor e do vereador Carlos Giannazi, também pedagogo, além da presidente da Associação Brasileira de Pedagogia.

O vereador lembrou que a categoria vive um momento difícil e que devem ser questionados os cursos oferecidos pelos Institutos Superiores de Educação. "Os cursos de pedagogia oferecidos por esses institutos são muitas vezes duvidosos no que se refere à qualidade da formação dos profissionais." Giannazi citou frase de Engels: "Temos que ter a visão da floresta e não da árvore."

Giannazi ressaltou que é fundamental a existência da Associação Brasileira de Pedagogia. "Ela representa uma das profissões mais importantes para o processo educacional do país."

A presidente da Associação, Guadalupe, afirmou que o pedagogo é o eixo, a base do ensino, mas, infelizmente, não tem recebido o devido reconhecimento. "A profissão não é regulamentada nem reconhecida socialmente", destacou, lamentando que muitos profissionais sequer conhecem a Associação. "Temos que divulgar nosso trabalho, pois a categoria conta com mais de dois milhões de profissionais no país e cerca de 600 faculdades que promovem esse curso."

Edir informou que os pedagogos são parte integrante na formação de cidadãos e que está em tramitação no Congresso projeto de lei, do deputado Arnaldo Faria de Sá, que regulamenta a profissão. "Encaminhei ao governo federal moção que pede a agilização na votação da matéria, de extrema importância para esses profissionais que se dedicam a suas atividades sempre com empenho", informou a deputada.

alesp