Livro sobre nipo-brasileiros será lançado na Assembléia


14/01/2008 15:03

Compartilhar:


A Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em parceria com a Assembléia Legislativa, o Instituto Paulo Kobayashi, a empresa Yakult e o Banco Real, realiza no Hall Monumental da Assembléia Legislativa, nesta terça-feira, 15/1, um coquetel para o lançamento do livro "O Nikkei no Brasil". O evento dá prosseguimento às comemorações para o centenário da imigração japonesa no Brasil.

A coletânea, coordenada e escrita pelo advogado e professor Kiyoshi Harada e mais 11 autores de diferentes áreas de conhecimento (André Ryo Hayashi, Décio Nakagawa, Isidoro Yamanaka, Kazuo Watanabe, Kyoko Nakagawa, Masato Ninomiya, Massami Uyeda, Reimei Yoshioka, Renato Yamada, Roque Nishida e Tuyoci Ohara), é dividida em 15 capítulos e investiga os motivos pelos quais os imigrantes japoneses conseguiram superar toda sorte de dificuldades, atingindo tamanho avanço em termos de integração à sociedade local e deixando de ser uma "colônia" para transformar-se em segmento marcante da ampla sociedade brasileira, multirracial e multicultural.

Após quase um século de imigração, o livro aponta a participação do nikkei em elevadas posições no âmbito nacional e na esfera dos três poderes, com uma verdadeira radiografia de sua atuação no Brasil. Personalidades do mundo artístico, cultural, político, esportivo, econômico, educacional, profissional e científico também são citadas em conexão direta com os temas ou episódios abordados na obra.



A Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil fica na rua São Joaquim, 381, 2º andar, São Paulo.



Os telefones para contato são (11) 3209-3875 e 3277-3279 e o e-mail é secretaria@centenario2008.org.br.

alesp