Solene homenageia 99º aniversário da igreja Assembleia de Deus


21/06/2010 16:25

Compartilhar:


O 99º aniversário de fundação da igreja evangélica Assembleia de Deus foi comemorado no Palácio 9 de Julho, nesta sexta-feira, 18/6. A iniciativa para a realização da solenidade foi do deputado José Bittencourt (PDT) que presidiu a sessão solene.

Participaram também da homenagem Bert Vingren, filho de um dos fundadores da Assembleia de Deus no Brasil, os deputados Vaz de Lima (PSDB) e Waldir Agnello (PTB), os pastores Samuel Rodrigues (AD Jandira), Deiró de Andrade (AD São Mateus), Luiz Paes (Convenção Evangélica das Assembleias de Deus " Ceader/SP) e José Leanti, que representou Alcides Favaro (AD Ipiranga).

A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos. A princípio, frequentaram a Igreja Batista, denominação a que ambos pertenciam naquele país. E depois, fundaram, junto de pessoas da comunidade que os acolheu, uma nova igreja.

A Assembleia de Deus no Brasil expandiu-se pelo Pará, alcançou o Amazonas, e propagou-se para o Nordeste, chegando ao Sudeste em meados de 1922. Desde 1930, quando se realizou um concílio da igreja na cidade de Natal, a Assembleia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna.

alesp