2011: duro golpe à reputação da saúde pública


02/12/2011 13:19

Compartilhar:


Chamado a fazer um balanço do ano de 2011, o deputado Hamilton Pereira (PT) destacou que este foi o ano em que Sorocaba ficou marcada "por ter sido palco de um dos mais duros golpes à reputação da saúde pública no Estado de São Paulo". O parlamentar refere-se ao caso de fraudes em licitações e em plantões médicos do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), em que o Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia contra 48 pessoas por crimes de formação de quadrilha ou bando, peculato, falsidade ideológica, fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva e homicídio.

As investigações do MP e Polícia Civil concluíram que pelo menos 65.430 pessoas deixaram de ser atendidas no CHS, entre 2009 e 2011, por falta de profissionais que recebiam para cumprir plantões e estavam ausentes. Segundo o Gaeco, os dois tipos de irregularidades (plantões e licitações) representam um prejuízo aos cofres públicos de aproximadamente R$ 20 milhões.

"É muito triste ver essa situação, porque, como fiscalizadores que somos, nós, parlamentares, estamos debruçados sobre os problemas do CHS há pelo menos dez anos, sempre buscando a intermediação e o diálogo com o Poder Executivo na busca de solução para esse problema", pondera Hamilton Pereira. "A necessidade de interferência da Polícia sobre esse caso foi um tapa na cara da sociedade, porque comprovou a má vontade e total falta de interesse do Poder Executivo em buscar uma solução para o CHS."

Outro aspecto destacado por Hamilton Pereira refere-se ao fato de a operação ter desmontado um esquema em funcionamento também na capital e em Itapevi. (mlf)



hpereira@al.sp.gov.br

alesp