Paraibuna pode se tornar estância turística graças a projeto de Dorival Braga


30/05/2001 15:20

Compartilhar:


O deputado estadual Dorival Braga (PTB), 2.º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, apresentou, no início do mês, o Projeto de Lei 254/2001, que prevê a transformação do município de Paraibuna em estância turística.

Para Dorival Braga, a transformação de Paraibuna em estância turística se justifica por diversos motivos. Entre eles, o deputado destaca a localização do município, na região do Vale do Paraíba, na sub-região do Alto Paraíba, na Serra do Mar - o que leva a cidade, que fica no quilômetro 33 da rodovia dos Tamoios, à condição de reserva mundial da biosfera -, e a geografia do lugar. O município possui 811,7 quilômetros quadrados de beleza natural e um grande manancial com cachoeiras e corredeiras, que é formador do rio Paraíba do Sul, na confluência dos rios Paraibuna e Paraitinga. "Outro atrativo é o grande lago formado na década de 70 a partir do represamento dos rios", diz Dorival Braga. O lago, totalmente livre de poluentes, tem aproximadamente 700 quilômetros de perímetro e 204 ilhas.

De acordo com o deputado, a preservação do meio ambiente em Paraibuna é preocupação constante, fazendo parte, inclusive, do trabalho da Companhia Energética de São Paulo (CESP), que têm uma usina geradora no município. "Quanto ao turismo propriamente dito, posso afirmar que Paraibuna tem hotéis, restaurantes festas e eventos de ótima qualidade."

Dorival Braga encerra sua argumentação na justificativa do PL lembrando ainda a condição de cidade tricentenária de Paraibuna, que completa, em 2001, "335 anos de história, cultura e muito lazer".

Trechos da publicação Almanach Parahybuna, de 1909, fizeram parte da justificativa que acompanhou o PL. Os trechos relacionados contam parte da história do município, desde a sua fundação, em 13 de junho de 1666, por Manoel Antonio de Carvalho, que, junto com alguns amigos, partiu dias antes do antigo aldeamento dos índios Guayanases, a nova povoação chamada Itaboaté (hoje Taubaté). Outros trechos dão conta da participação de Paraibuna na campanha pelo fim da escravatura e pela República.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Dorival Braga - 3886-6954/6955)

alesp