Projeto propõe doação de sangue em lugar do trote nas universidades

Programa autoriza a Secretaria Estadual da Saúde a preparar a campanha no início do ano letivo
06/12/2001 14:23

Compartilhar:


DA ASSESSORIA (com foto)

O deputado Willians Rafael (PTB) apresentou na Assembléia Legislativa projeto de lei que cria o Programa de Doação Voluntária de Sangue para acadêmicos do ensino superior no Estado de São Paulo. Caso seja aprovado, o projeto autoriza a Secretaria Estadual da Saúde a preparar a campanha no início do ano letivo, além de organizar os recursos necessários para que os universitários possam fazer a doação de sangue em seus respectivos campi.

De acordo com a proposta do deputado, ficará autorizada, ainda, a realização de convênios entre governo estadual e administrações municipais sede das instituições de ensino, para coleta voluntária e divulgação do programa.

"Nossa preocupação foi despertada principalmente pela demanda de pessoas que, por motivo de doença muitas vezes grave, na hora em que necessitam de uma transfusão são prejudicadas pelo baixo estoque dos bancos de sangue dos hospitais", explica Rafael. Segundo o deputado, os universitários, por razões óbvias, podem ser exemplo e também precursores da conscientização da comunidade.

"A primeira semana de aula nas universidades começa, geralmente, de maneira especial para o recebimento dos chamados calouros e, neste contexto, nada mais oportuno do que esta demonstração de solidariedade. Nossa idéia é de que a doação ajude a sepultar de vez a condenável prática dos trotes com violência", conclui.

alesp