Deputados participam de Programa de Recepção a 15ª Legislatura


17/02/2003 18:19

Compartilhar:


Da Redação

A Assembléia Legislativa realizou no último dia 15/2 o Programa de Recepção aos Deputados da 15ª Legislatura, com o objetivo de situar os novos parlamentares no contexto e processo legislativos.

Algumas legendas cresceram mais de 100% e são responsáveis por boa parte da renovação parlamentar a partir de 15/3.

O Partido Verde elegeu o primeiro padre da história do Legislativo Paulista, Afonso Lobato, que escolheu o partido pelo vínculo com a questão ambiental. "O meio ambiente está ligado à vida e temos que valorizar nosso habitat para estimar a vida." Para ele, o partido optou pela qualidade de vida, por meio da integração ao meio ambiente.

Padre Lobato disse a religião por si só não viabiliza a mudança estrutural da injustiça social. "Para mudar esse quadro é preciso promover a qualidade da vida humana e o sermão não basta para que o povo tenha esperança."

O religioso pretende unir a palavra e a prática e acredita que o Parlamento é uma ferramenta para isso.

Outra legenda que aumentou a bancada na Assembléia é o Partido da Reedificação da Ordem Nacional, que terá como um de seus representantes o deputado Said Mourad.

Mourad pretende apresentar um projeto que tenha como objeto a conscientização política de estudantes desde o ensino fundamental. "Os jovens têm pouco contato com a política, um tema que deve ser prioridade na vida de qualquer cidadão."

Mourad faz campanha política desde 1988 e aprecia o assunto, a exemplo de seu irmão, o vereador Mourad. Quanto à escolha do Prona, Said afirmou que é uma legenda nova e independente.

Incentivo ao esporte

Deputado em primeiro mandato, Rogério Nogueira (PDT), é irmão do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, e pretende trazer ao Legislativo o debate sobre a regulamentação da Agência da Região Metropolitana de Campinas, à qual pertence sua cidade.

Apesar de trabalhar por sua região, Nogueira atribui ao esporte a significativa votação que obteve em 356 municípios distintos. "Fui campeão brasileiro de motocross 6 vezes e paulista, 10. Deixei de participar de competições desde 2001, mas quero defender a questão do esporte na Assembléia."

Nogueira explicou que leis de incentivo ao esporte, como a Lei Pelé e a Lei Piva, visam os 23 esportes olímpicos. "São 81 esportes não-olímpicos que deixam de receber qualquer subsídio." Segundo o deputado, seu compromisso é com o esporte e a região que representa.

alesp