Seminário discute o futuro da energia alternativa no Brasil

Em pauta estár a regulamentação do Proinfa no país
19/02/2003 08:56

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável da Assembléia Legislativa, coordenada pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS), realiza nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, a partir das 9 horas, no Auditório José Bonifácio, o seminário "O Proinfa e a diversificação da matriz energética", para debater os efeitos da regulamentação do Proinfa - Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica, criado pelo Decreto Federal 4.541.

O objetivo do programa, desenhado no rescaldo da crise do "apagão", é o de diversificar a matriz energética brasileira para evitar dependência demasiada das hidrelétricas. Para tanto, o programa garante estímulos, tais como preço de referência e garantia de compra para energias alternativas, como biomassa da cana-de-açúcar, eólica, solar e até mesmo para as Pequenas Centrais Hidrelétricas.

O debate, que será aberto pelo presidente da Assembléia, Celino Cardoso, conta com a presença do secretário de Estado de Energia, Mauro Arce, e com a participação de vários especialistas e abordará questões relevantes para o Estado.

"Este programa é digno de aplausos, pois é o primeiro passo para fazer com que o país se preocupe em diversificar sua matriz de energia, buscando fontes corretas para o meio ambiente, inovadoras e não usuais para suprir a demanda de energia. Agora, iremos discutir os detalhes e efeitos de sua regulamentação", ressaltou o deputado Arnaldo Jardim.



Confira a programação do seminário:

9h - Abertura - presidente Celino Cardoso (PSDB)

Mediação - deputado Arnaldo Jardim (PPS)

09h15

Efeitos do Proinfa no Estado de São Paulo

Palestra - Mauro Guilherme Jardim Arce, secretário estadual de Energia

09h40

Proinfa e o setor sucroalcooleiro

Palestra - Onório Katayama, representante da União da Indústria Canavieira do Estado de São Paulo



10h10

Proinfa e seus efeitos na política energética

Palestra - Luiz Gonzaga Bertelli, diretor de Departamento de Infra-estrutura Industrial da FIESP/CIESP



10h40

PROINFA e o meio ambiente

Palestra - José Zatz , especialista do Setor Energético



11h10

Aspectos jurídicos do Proinfa

Palestra - Marcos Perez, da Advocacia Manesco, Ramires, Perez e Azevedo Marques

11h40 - Encerramento - deputado estadual Arnaldo Jardim, coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável

alesp