Ato de filiação de sindicalista ao PTB reúne políticos de vários partidos

Feldman comentou a importância da presença do presidente da CGT no PTB e da aliança PTB-PSDB em São Paulo (com foto)
27/05/2002 19:00

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O presidente da Central Geral dos Trabalhadores e do Sindicato dos Eletricitários do Estado de São Paulo, Antonio Carlos dos Reis, o Salim, assinou na tarde desta segunda-feira, 27/5, ficha de filiação ao PTB, no auditório Franco Montoro. A solenidade contou com a presença de deputados do PSDB, PSB e PCdoB, além dos petebistas.

Fizeram parte da mesa os deputados estaduais do PTB, Campos Machado, líder na Assembléia, Paschoal Thomeu, Cícero de Freitas e Dorival Braga, 2º secretário da Casa, Nivaldo Santana (PCdoB) e Cesar Callegari (PSB); o presidente da Força Sindical e vice-presidente nacional do PTB, Paulo Pereira da Silva; os deputados federais Luiz Antonio Fleury Filho, secretário-geral do PTB nacional, Ricardo Izar e Arnaldo Faria de Sá; o vice-presidente estadual do PTB e secretário-adjunto da Habitação, Miguel Del Busso; o vereador e líder do PTB na Câmara Municipal do Estado de São Paulo, Paulo Frange; e Murilo Campos, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.

A solenidade foi marcada pela lembrança da trajetória sindical do novo membro do partido. Paulo Pereira da Silva afirmou que ele e Salim estiveram juntos em diversas lutas sindicais.

Para o vereador Paulo Frange, a filiação de Salim é mais um momento importante da história do PTB e deu as boas vindas em nome dos mais de mil vereadores do partido no Estado.

A aliança entre o PTB e o PSDB no Estado foi ressaltada pelos que discursaram e que lembraram a palavra de apoio, empenhada ao governador, segundo os participantes, mais importante que a imposição da Justiça Eleitoral, que impôs a verticalização.

Para Campos Machado, um agravante dessa lei é a decisão meses antes da eleição, quando o deputado já havia percorrido cerca de 500 cidades no Estado e discursado sobre apoio ao governador.

O deputado Paschoal Thomeu destacou o trabalhismo e suas conquistas, na figura do fundador do partido, Getúlio Vargas. "Só o PTB tem o que apresentar nesse sentido, outros só têm propaganda e promessa."

Arnaldo Faria de Sá lembrou que o prazo de filiação para a eleição deste ano já passou e que, portanto, Salim estava se filiando somente para trabalhar pelo partido. "Esse partido está conquistando os sindicalistas mais sérios deste país", teria dito o governador, segundo Faria de Sá. Seguindo a mesma linha de raciocínio, Fleury afirmou que não é por acaso que o PTB reúne hoje duas centrais sindicais, CGT e Força Sindical. "Tem partido que diz que defende o trabalhador. E tem partido que defende o trabalhador, o PTB."

O presidente da Assembléia, Walter Feldman, disse que nenhuma festa é tão expressiva quanto a democrática, "como esta do PTB". Para ele, o partido é um dos mais importantes aliados que o PSDB tem na Casa. "Nada é mais importante que a discussão de problemas dos trabalhadores. Desenvolvimento, sinônimo da paz e liberdade, só se consegue através do trabalho. O que os trabalhadores querem é emprego, salário adequado, garantia e renda que dê dignidade a sua família. Isso não se consegue sem os sindicatos ou centrais sindicais."

Walter Feldman elogiou o trabalho do PTB na Casa e afirmou que a aliança PSDB-PTB "é indestrutível e que Salim é sinônimo de competência e qualidade. Representa o que há de melhor na sociedade brasileira."

Campos Machado disse que o partido concretizou um "casamento com Salim" porque lutarão juntos contra o desemprego. "Essa união terá um filho que se chamará emprego".

Salim agradeceu as palavras e afirmou que a alegria de filiar-se ao PTB é tão grande quanto a responsabilidade. "Me filiei para fazer uma aliança de luta e, dentro do PTB, discutir sobre políticas que a classe trabalhadora precisa." Salim disse que vislumbra uma união das centrais sindicais, iniciada neste momento com a presença dele e de Paulinho num mesmo partido. "Precisamos construir um Brasil forte."

alesp