Prática do sorteio de casas da CDHU é criticada durante reunião em Cubatão


07/07/2005 13:21

Compartilhar:


A prática do sorteio de casas populares pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) foi criticada por participantes da plenária que a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) realizou em Cubatão, na segunda-feira, 4/7, para prestar contas de seu trabalho parlamentar. Também foram feitas críticas à Sabesp, por cobrar a taxa de esgoto com base no consumo de água, e ao governo do Estado, por não investir na ampliação do ensino médio no município.

"Moradia é direito, e não sorte. Tem que haver critérios e políticas corretas de atendimento a movimentos organizados, populações faveladas e famílias em áreas de risco", afirmou Maria Lúcia.

A cobrança feita pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi considerada "absurda" pela deputada. Ela afirmou que, enquanto os consumidores residenciais pagam cada vez mais caro, outros têm de graça água em abundância. "É o caso da Cosipa, que nada paga pela grande quantidade de água que retira do rio Quilombo para uso no processo industrial", ela apontou.

Maria Lúcia reiterou que o débito do governo do estadual, na área da educação, é alto. O município possui apenas três escolas de ensino médio e não há transporte gratuito para os alunos que moram longe. No nível universitário, o gargalo é ainda maior, segundo a deputada. "Depois de muita pressão, o governo Alckmin autorizou a criação de uma Fatec em Cubatão, com previsão de funcionamento em 2006. Vamos acompanhar e fiscalizar para que o compromisso seja honrado", ela observou.

A precariedade dos serviços municipais de saúde, as deficiências no transporte e a disparidade entre a altíssima arrecadação do município e os baixos indicadores sociais também foram tratados durante a plenária.

A plenária de Cubatão foi a sexta de uma série de nove que estão sendo realizadas nos municípios da Baixada Santista. Prestigiaram o encontro o presidente do diretório municipal do PT, Fábio Inácio, e Anderson Ferreira, membro do diretório. Mais de 750 pessoas já participaram das reuniões que aconteceram em Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Bertioga, além de Cubatão.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp