Estudantes defenderão seus projetos em sessão do Parlamento Jovem 2008


04/11/2008 20:24

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/PJ cópia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A edição de 2008 do Parlamento Jovem, a ser realizada em 6 e 7/11, recebeu a inscrição de 310 alunos do ensino fundamental que apresentaram projetos para seleção dos 94 estudantes que irão participar da sessão plenária. Dentre os 12 partidos temáticos inscritos, os que mais receberam projetos foram o Partido da Educação (96), o Partido da Natureza (83), e o Partido da Saúde (30).

Desde a criação Parlamento Jovem, em 1999, diversas propostas apresentadas pelos estudantes serviram de inspiração para deputados estaduais apresentarem projetos.Uma delas reverteu-se em lei: Trata-se da Lei 12.528, de 2007, que obriga os shoppping centers, com número superior a cinquenta estabelecimentos comerciais, a implantarem processo de coleta seletiva de lixo. A lei originou-se de projeto do deputado Carlinhos Almeida (PT) e surgiu de idéia da parlamentar-jovem Karina Rabelo Elisiário de Almeida, que participou do Parlamento Jovem/2005.

Dos 94 projetos selecionados para o Parlamento Jovem deste ano, o Diário da Assembléia selecionou algumas proposituras para destacar o trabalho dos alunos.

Do Partido da Educação, mereceu destaque o PL 22/2008, de Dality Zanchetta, da EE João XXIII, de Americana. O projeto dispõe sobre a inclusão de um programa de atendimento com psicopedagogo nas escolas públicas do Estado de São Paulo. "O objetivo desta lei é tornar o ambiente de aprendizagem das escolas públicas estaduais mais proveitoso, onde haja menos alunos com defasagem no aprendizado por terem situações problemáticas em suas famílias ou de relacionamento com o ambiente coletivo", justifica o estudante Zanchetta.

Pedro Otávio Hernandes Rochel, da EMEF Profª Maria Isabel de Oliveira, do município de Angatuba, apresentou o PL 74/2008, pelo Partido da Natureza. O PL proíbe a plantação de eucalipto às margens de nascentes e de outras fontes de água. Segundo o estudante, os eucaliptos são árvores que, diariamente, consomem centenas de litros da água. "Para se ter uma noção, só uma muda de eucalipto consome 220 litros de água por dia. E como hoje enfrentamos sérios problemas de água, não podemos ficar indiferentes à situação", afirma o aluno.

Pelo Partido da Saúde, Ricardo Ribeiro da Cruz, do Colégio Objetivo, do município de Pilar do Sul, apresentou o PL 89/2008. O projeto dispõe sobre a autorização para a cobrança de multas aos proprietários de imóveis que não tomarem medidas de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. De acordo com Ricardo Ribeiro, embora a cobrança de multa para proprietários de imóveis que não tomarem medidas preventivas seja uma determinação bastante drástica, ele acredita ser esta a única maneira de fazer com que a população cuide de seus imóveis, não dando chance aos mosquitos.

alesp