AS PREFEITURAS E AS DROGAS - OPINIÃO

Afanasio Jazadji*
11/07/2001 15:36

Compartilhar:


O governo federal está insistindo sobre a necessidade de haver uma parceria entre todos os níveis de governo para um combate mais eficaz ao tráfico de drogas no país. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Alberto Cardoso, que já havia falado sobre esse assunto na cidade paulista de Ribeirão Preto, participou da Corrida pela Vida, em Brasília, para marcar a Semana Nacional Antidrogas. O general Cardoso, que também é o titular da Secretaria Nacional Antidrogas, voltou a defender a criação dos conselhos municipais de entorpecentes, para que estes levem adiante uma política de prevenção contra o uso de drogas entre os jovens.

Segundo o general Cardoso, o governo federal dispõe de R$ 5 milhões para ceder às prefeituras de todo o País que estejam interessadas em criar esses conselhos. De acordo com o ministro, os R$ 5 milhões foram obtidos com recursos de leilões de bens apreendidos junto a traficantes de drogas, dentre os quais aviões. O ministro Cardoso comentou que as estatísticas sobre consumidores de drogas no Brasil mostram um crescimento do número de pessoas que experimentam a droga pela primeira vez, mas registram uma queda na quantidade de pessoas que persistem no vício. Neste caso, as campanhas de prevenção contra o uso de drogas e de tratamento de dependentes de tóxicos passam a ter grande importância.

No Estado de São Paulo, alguns municípios são pioneiros no trabalho de prevenção. Podemos lembrar o caso de Rio Claro, que criou um conselho municipal de entorpecentes já na década de 80. Os governos federal e estaduais devem atuar na repressão, mas as prefeituras podem, sim, ajudar na prevenção.

* Afanasio Jazadji é radialista e deputado estadual pelo PFL

alesp