Notas de Plenário


21/05/2008 19:33

Compartilhar:


Funcionários do DER

Mauro Bragato (PSDB) pediu ao governador José Serra mais atenção aos funcionários do DER que, segundo ele, têm os piores salários do funcionalismo público. "A categoria é responsável pela segurança nas estradas e referência na malha viária", ressaltou. "Espero que a Casa receba, em breve, projeto de lei que apresente benefícios aos funcionários do DER", completou. Bragato também salientou que se reuniu na semana passada com o secretário de Agricultura, João Sampaio, para pedir mais eficácia na eliminação das pragas na citricultura paulista, sem sacrificar os agricultores. (GF)



"Porta de segurança barrada"

Ao citar matéria do jornal Folha Bancária, Marcos Martins (PT) lamentou o veto do governador José Serra ao PL 1.281/2007, que torna obrigatória a instalação de porta de segurança em todas as agências bancárias. "Quando o projeto foi enviado ao Executivo, solicitei ao líder de Governo Barros Munhoz uma reunião com o governador, para que conversássemos a respeito. No entanto, o projeto foi vetado sem o próprio líder saber", frisou. Para ele, é uma perda, porque sem as portas de segurança, os bancários ficam à mercê de assaltos. (GF)



Compra sem licitação

Simão Pedro (PT) comentou notícia do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira, 21/5, que diz que o Tribunal de Contas do Estado julgou irregular a compra de 12 trens da Alstom, no valor de R$ 223,5 milhões, feita sem licitação pela CPTM. "Esta matéria reforça a suspeita de que houve pagamento de propina da Alstom a políticos paulistas", disse. Simão Pedro afirmou que seria inaugurada a estação Vila Mara, pertencente à Linha 12 da CPTM, porém, devido a uma pane na rede elétrica, a cerimônia foi adiada. "Isso reflete a falta de investimento no setor", lamentou. (GF)



Faltam funcionários na limpeza

Carlos Giannazi (PSOL) reforçou suas denúncias de sucateamento em escolas públicas ao citar que pais, alunos e professores assumem a faxina da EE Governador Miguel Arraes, localizada em Heliópolis, zona sul. "Já apresentamos diversas reclamações, porém nada foi feito", reclamou. Giannazi frisou que as APMs deveriam promover integração entre a escola, o bairro e a família dos alunos, no entanto, acabam tendo que contratar funcionários para a manutenção das escolas. "O governo transfere a responsabilidade para as APMs de maneira leviana". (GF)



Veto ao Promedula

Hamilton Pereira (PT) reclamou do veto do governador ao PL 334/2004, que institui o Programa Permanente do Transplante de Medula Óssea (Promedula) no Estado. "O projeto foi aprovado por unanimidade na Assembléia, no entanto, o governador o vetou", disse. "O Brasil tem cerca de 1.600 pessoas com leucemia, e é difícil achar doador compatível devido à miscigenação no país. O PL visa centralizar o banco de dados de todas instituições que armazenam a tipagem sanguínea dos doadores", completou. O deputado solicitou que o projeto seja colocado na pauta de discussão para a derrubada do veto. (GF)



Rota às avessas

Conte Lopes (PTB) comentou notícias veiculadas na imprensa dizendo que a polícia tem matado mais. "Hora dizem que polícia não trabalha. Hora que ela mata muito. A polícia não mata muito, ela está trabalhando." Lopes ressaltou que o embate entre a polícia e os bandidos aumentou também em decorrência do indulto do Dia das Mães. "Dos 18 mil beneficiados pela medida, cerca de 790 não retornaram à carceragem. É um batalhão maior que o da Rota, só que de bandidos." (SM)



Desapropriações e desemprego

Olímpio Gomes (PV) falou sobre as desapropriações na região de Santo Amaro para a construção da Estação Adolfo Pinheiro do Metrô, uma ampliação da linha 5 Lilás. Gomes informou que 10 mil empregos estão ameaçados por causa das desapropriações e disse que a Câmara Municipal de São Paulo passou à frente da Alesp e realizou nesta quarta-feira, 21/5, audiência pública para debater o assunto. "O secretário dos Transportes e o presidente do Metrô foram convidados, mas não compareceram, isso porque eles não têm argumentos." (SM)



Reforma à vista

O deputado Otoniel Lima (PTB) apelou aos seus pares para a aprovação do Projeto de Lei 359/2008, do Executivo, que autoriza a Fazenda do Estado a doar ao município de Limeira imóvel onde está instalado o Centro Cultural Municipal, integrado por museu, biblioteca infantil, centro de memória histórica e escola de cultura e artes. O parlamentar reforçou que o município tem até 30/5 para conseguir da Caixa Econômica Federal liberação de verba para a reforma do prédio. "Conto com o apoio de todos os líderes", ressaltou. (SM)



Projeto piloto

Luiz Carlos Gondim (PPS) falou sobre o programa de energia solar que será implantado em conjunto habitacional de Mogi das Cruzes. "É um projeto piloto que trata da implantação de 1.630 aquecedores solares nos conjuntos da CDHU, propiciando aos moradores 30% de economia na conta de energia elétrica." Outro assunto abordado por ele foi o lançamento do Programa Habitacional de Integração (Phai), que oferece aos servidores públicos estaduais da ativa, que trabalham no município de São Paulo, a oportunidade de adquirir a casa própria perto do seu local de trabalho. (SM)



Ela veio da aurora

José Augusto (PSDB) prestou solidariedade à senadora Marina Silva por sua demissão do cargo de ministra do Meio Ambiente do governo Lula, na semana passada. Para o parlamentar, a ex-ministra deixou o governo federal por manter sua coerência política na defesa do meio ambiente e com os princípios adotados originalmente pelo Partido dos Trabalhadores. O deputado homenageou a senadora lendo poesia em que a compara "à menina selvagem que veio da aurora". (BC)

alesp