Casos de dengue crescem no litoral e interior de São Paulo


16/05/2008 10:42

Compartilhar:


Enquanto a dengue assola o Rio de Janeiro, registrando este ano mais de 190 mil casos da doença e matando cerca de 100 pessoas, São Paulo estuda medidas para que o mosquito Aedes aegypti traga o caos à saúde pública no Estado. Uma das soluções apontadas pelo deputado Luis Carlos Gondim (PPS), médico e 2º vice-presidente da Assembléia, foi bem recebida pelo governador José Serra. A proposta consiste em criar brigadas especiais nos municípios, capacitando agentes multiplicadores no combate à dengue. Para o deputado, a medida inibiria a expansão da doença e também serviria como fonte de renda aos agentes, que receberiam uma bolsa-auxílio, caso atendessem a alguns requisitos, entre eles, estar desempregado há um ano, estar na faixa etária compreendida entre 30 e 50 anos.

Mais de 1.200 casos da doença já foram registrados este ano no Estado de São Paulo. Atualmente o foco da doença está em Araraquara, interior de São Paulo, com 622 casos registrados desde o começo do ano. Outras 183 suspeitas na cidade aguardam resultado. Este quadro foi considerado epidêmico pelo Ministério da Saúde, que define epidemia a partir do momento em que são registrados 300 casos a cada 100 mil habitantes. "Araraquara possui 200 mil habitantes; os números exigem atenção por parte de todas as autoridades na erradicação da doença", concluiu Gondim.

No litoral, Caraguatatuba apresenta o pior quadro, com 47 casos dos 76 confirmados no Litoral Norte. Mas há outros 597 exames aguardando resultado, segundo a Vigilância de Saúde da prefeitura. São Sebastião registra 26 incidências, mas, de acordo com a Secretaria de Saúde, outros 196 casos aguardam confirmação.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp