Deputada sugere prolongamento do trem metropolitano para a região de Sorocaba


12/07/2004 16:38

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) vai sugerir ao secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que inclua no programa de modernização do sistema de transporte sobre trilhos, a criação de uma linha ligando a capital a Sorocaba para atender a região, que é atualmente a maior em número de municípios de todo o Estado, com 79 cidades.

A intenção da deputada é que essa expansão possa ser financiada pela iniciativa privada por meio do programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs), aprovado recentemente pela Assembléia. Essa modalidade de investimento também deverá ser adotada pelo governo para criar uma interligação entre os aeroportos de Congonhas (capital), Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas).

A proposta de Maria Lúcia é que Sorocaba faça parte dessa interligação para que o transporte de cargas, principalmente o que se refere à exportação, possa ser realizado por meio dos trens. "Os grandes aeroportos do mundo possuem sistemas integrados de trem e reduzem os custos; nós podemos fazer isto utilizando a saída da parceria que é o modelo mais moderno hoje".

Os técnicos da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos defendem no projeto de modernização do sistema de transporte sobre trilhos, a reformulação da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos). O cálculo do investimento necessário para realizar essa atualização é de US$ 1,3 bilhão e os recursos deverão vir também da iniciativa privada por meio das PPPs.

A modernização deverá dobrar o número de passageiros transportados (hoje cerca de um milhão de pessoas utilizam o transporte de trens por dia) a partir de uma melhora da estrutura de funcionamento em geral, com a construção de subestações de energia (para elevar a velocidade dos trens), a compra de novas composições e a reforma de estações e do sistema de trilhos propriamente dito.

A CPTM possui hoje 260 quilômetros de linhas e atende a 22 municípios da região metropolitana de São Paulo. O projeto de modernização sem a inclusão da linha da região de Sorocaba prevê que o sistema seja elevado de 328 quilômetros de linhas (260 de trens e 68 de metrô) para 400 quilômetros, com ampliação de 30 quilômetros no sistema metroviário. Até Sorocaba seriam mais 87 quilômetros.

mlamary@al.sp.gov,br

alesp