Estado libera vans escolares após Assembléia convocar Chalita


31/10/2005 09:45

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Romeu Tuma

A convocação do secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita, pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, conforme requerimento do deputado Romeu Tuma (PMDB), começa a trazer benefícios para a população. Nesta semana, a imprensa denunciou que parte de 363 microônibus de transporte escolar, adquiridos pelo Governo do Estado e destinados a municípios do Interior, está há três meses parada no pátio da Secretaria de Agricultura.

Dois dias após a denúncia e um depois da convocação do secretário, prefeituras do interior começaram a receber os veículos. "Tínhamos enviado à Secretaria um requerimento solicitando um veículo escolar para o município de Juquitiba. Nesta quinta-feira, recebemos a notícia de que a van estava sendo entregue. Não se trata de coincidência, mas de desespero do Governo em desovar os veículos rapidamente com o objetivo de atenuar a denúncia", afirma Tuma.

Os veículos já estão emplacados e têm as identificações e itens de segurança obrigatórios, como a tarja amarela lateral com a inscrição "escolar" em preto. Como estão em locais descobertos, os microônibus modelo Volare V6 da Marcopolo, com capacidade para transportar 24 estudantes, estão cobertos de poeira.

Tuma pretende apurar se houve desvio de recursos e de finalidade na compra. "O governo não pode adquirir peruas escolares, viaturas e ambulâncias se não tiver encaminhamento imediato. Fica a impressão de que a Secretaria de Educação usou isso de maneira política", diz o deputado.

A Comissão de Finanças e Orçamento também está fazendo um levantamento para saber quantos municípios requisitaram veículos escolares neste ano e quais já teriam sido atendidos.

rtuma@al.sp.gov.br

alesp