Parlamentar quer explicações sobre troca de cargos entre Detran-SP e Ciretran de Santo André


10/05/2005 16:18

Compartilhar:


O deputado Vanderlei Siraque (PT), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, pede esclarecimentos à Secretaria de Segurança Pública do Estado sobre a troca de cargos entre o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) e a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Santo André.

Segundo a Portaria 619, publicada no Diário Oficial do Estado em 26/4, ficou determinada a transferência do diretor do Ciretran, Newton Santos da Costa, para o Detran-SP, onde passou a ocupar um cargo na Comissão de Análise das Defesas de Autuações. Por outro lado, ficou estabelecido que a direção do Ciretran de Santo André fosse assumida por Augusto Farias, que antes ocupava o cargo na referida comissão do Detran.

O descontentamento do deputado ocorre porque o antigo diretor do Ciretran de Santo André, Newton Santos da Costa, está envolvido em uma série de denúncias de participação numa suposta rede de venda de carteiras de habilitação na cidade. "Acredito que o Newton deveria ser afastado de suas funções até que a Corregedoria de Polícia conclua as investigações. Caso seja comprovada a sua inocência, ele volta ao trabalho", disse o parlamentar.

As denúncias investigadas pela Corregedoria são de que funcionários de Ciretrans e donos de auto-escolas teriam esquema para emissão de carteiras de habilitação sem a obrigatoriedade de o candidato fazer o teste teórico e o exame prático. Em abril, a Ciretran de Santo André também foi denunciada por envolvimento em outro tipo de fraude. Na ocasião, as denúncias eram de que autoridades do órgão liberavam carteiras cassadas sem a necessidade do cumprimento do período de suspensão e do curso de reciclagem, mediante pagamento de R$ 700.



vsiraque@al.sp.gov.br

alesp