Solene abre Congresso Judaico Latino-Americano pela Paz

(com fotos)
09/06/2002 23:46

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa realizou neste domingo, 9/6, sessão solene para abrir o Congresso Judaico Latino Americano pela Paz, que acontece em São Paulo de 8 a 10 de junho do corrente. O evento também homenageou O presidente honorário do Congresso, Benno Milnitzky.

Milnitzky nasceu em 18 de abriu de 1921, no Rio Grande do Sul. Formado em Direito pela USP, ocupou várias posições de destaque em entidades judaicas, representando, inclusive, a comunidade em eventos nacionais e internacionais.

Jack Leon Terpins, presidente da Confederação Israelita do Brasil, disse que Benno sempre foi um lutador por todas as liberdades e que seu discurso tem como foco a paz, algo que sempre o fascinou. "Sua liderança foi exercida ao longo de anos, na forma de sábios conselhos e de mão estendida."

O rabino Henry Sobel considera Benno seu mentor, com exemplos de dignidade, liderança e caráter. "Ele sempre foi um modelo de integridade moral e intelectual, por isso, é o maior líder da Comunidade Judaica do Brasil e da América Latina."

"Há duas definições importantes sobre liderança no Judaísmo: líder não é o que procura adeptos, é o que forma outros líderes e se preocupa em prepará-los e que, além disso, leva os problemas para casa com ele", afirmou o rabino David Waitman.

Jacques Marcovitch, secretário de Estado de Economia e Planejamento, que representou o governador Geraldo Alckmin na solenidade, afirmou que a comunidade judaica traz como seus valores a paz e a igualdade. "Feliz a comunidade que tem muitos líderes e Benno é o exemplo disso." Para Marcovitch, o mundo se modifica e muito se espera das comunidades presentes na América Latina, sobretudo, a judaica.

O homenageado, Benno, preferiu não mencionar nomes para não ser traído pela memória. Depois de agradecer a todos os presentes, Benno traçou um pequeno histórico do povo judeu. "Das tribos errantes do deserto uma se converteu aos ensinamentos de Moisés e passou a buscar pelo mundo sua terra. Sobreviveu ao nazismo e criou seu próprio Estado." Benno disse que ama suas duas pátrias, Israel e o Brasil.

O presidente da Assembléia, deputado Walter Feldman, destacou que nunca sentiu manifestação anti-semita no Brasil. "Na Assembléia temos onze deputados de origem árabe e mantemos um relacionamento pacífico, como simboliza este painel da Paz instalado no plenário."

Quanto a Benno, o presidente ressaltou que um líder precisa ter coragem moral, pois ele não se impõe, é escolhido pela comunidade. "Para ser líder é preciso mais trabalho do que discurso e escritas. Isso compromete a vida familiar, uma vez que quem representa a comunidade reduz seu próprio lazer."

Walter Feldman concluiu destacando que um líder tem que agregar as pessoas e não dividi-las em opiniões. "Benno tem essa característica e a homenagem para ele traduz a unidade da comunidade judaica."

A solenidade também contou com a presença dos deputados federais Cunha Bueno, Fábio Feldmann e Alberto Goldman.

alesp