Projeto Município Verde


02/12/2008 17:50

Compartilhar:


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente divulgou o ranking ambiental dos municípios paulistas do projeto Município Verde. Ao todo, 44 municípios do Estado foram certificados. A premiação, que contou com a participação do deputado Edson Giriboni (PV), levou em conta uma avaliação ambiental que mediu, através de notas, o desempenho das cidades em dez diretivas. As localidades foram avaliadas em setores como: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Lançado em junho de 2007, o projeto Município Verde surgiu como uma proposta de descentralização da agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nas cidades. A princípio, a equipe do projeto esperava a adesão de, no máximo, 200 municípios. No entanto, 613 assinaram o termo de adesão. Desses, 521 indicaram interlocutores " responsáveis por intermediar o diálogo entre governo do Estado e as prefeituras ", e 332 entregaram o plano de ação completo, intitulado plano de metas, que permitiu à equipe do Município Verde avaliar o empenho do município através dos progressos ambientais apresentados na localidade.

Cada município, dos 332, foi avaliado com uma nota, que variou de zero a 100. As 44 localidades que obtiveram médias acima de 80 receberam o certificado de Município Verde. Além disso, foram premiados os 24 interlocutores mais participativos e as 16 cidades com o melhor desempenho em sua bacia hidrográfica.



egiriboni@al.so.gov.br

alesp