Semana da Consciência Negra homenageia personalidades e fundação da Umbanda


12/11/2008 19:22

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/CENTENARIO CARTOLA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa de São Paulo realiza nesta segunda-feira, dia 17/11, sessão solene em homenagem aos centenários de Cartola, de Solano Trindade e da Umbanda. A atividade é uma iniciativa dos deputados estaduais Simão Pedro e Cido Sério, ambos do PT, e está inserida nas comemorações da Semana da Consciência Negra.



Cartola

Angenor de Oliveira é o nome de batismo do mestre Cartola. Poeta do samba, foi fundador da Mangueira, à qual deu o nome e escolheu as cores verde e rosa de seu estandarte. O mestre chegou a ficar dez anos longe da música e foi encontrado por acaso trabalhando em um lava-rápido, em 1956. Sua filha Nilcimar deve comparecer ao evento.



Solano Trindade

Poeta, cineasta, teatrólogo e pintor, Francisco Solano Trindade é referência no combate ao racismo. Entre seus legados estão as cotas nas universidades. Seu fim foi triste. Morreu em 1974, como indigente, no Rio de Janeiro. A filha de Trindade, Raquel, e sua neta Catia estarão na Assembléia Legislativa para a homenagem.



Umbanda

Outro centenário que será festejado segunda-feira é o da Umbanda, cujo marco é a fundação da Tenda Nossa Senhora da Piedade pelo Pai Zélio Ferdinando de Moraes. Religião de raiz africana, a Umbanda sempre foi estigmatizada, e nesse centenário seus adeptos continuam a luta contra o passado de injustiças.

As três homenagens acontecerão no plenário Juscelino Kubitschek, a partir das 20h. As comemorações da Semana da Consciência Negra também contam com o apoio dos deputados petistas Vicente Cândido e José Candido.



spedro@al.sp.gov.br

alesp