Prefeitos do Vale Histórico querem solução conjunta para problema do lixo


22/06/2009 10:45

Compartilhar:


Os seis prefeitos dos municípios que formam o Consórcio do Vale Histórico se reuniram com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Francisco Graziano, na última sexta-feira, 19/6, em São José do Barreiro, para discutir assuntos relacionados àquela pasta e definir ações conjuntas na região. Também participou do encontro o deputado Padre Afonso Lobato (PV).

Um dos principais assuntos tratados na reunião foi a destinação final do lixo na região. "O secretário garantiu que, havendo um projeto integrado e bem elaborado, o governo do Estado fará os investimentos necessários, pois há recursos para isso", afirmou Lobato. Segundo o prefeito de Queluz e presidente do Consórcio, José Celso Bueno, a situação do lixo na região é preocupante.

No Vale Histórico, desde o ano passado, os municípios de Queluz e São José do Barreiro já fazem parte do programa Município Verde; os demais, além de Cruzeiro, aderiram nesse ano, o que deverá trazer mais recursos àquelas prefeituras.

Segundo Lobato, a ação conjunta por meio do consórcio é importante para fortalecer politicamente a região. "É preciso redescobrir o caminho da riqueza, só que agora por meio do desenvolvimento sustentável e de atividades como o ecoturismo", disse.

Nesta segunda-feira, o deputado se reúne com professores, às 14h, para discutir e ouvir propostas para os projetos de lei complementar n° 19 e 20, que alteram a carga horária e a forma de contratação de professores para a rede estadual de ensino. "Temos que ouvir todos os lados para votar de acordo com os anseios dos professores, sem deixar de realizar as adequações que sejam necessárias", disse o deputado.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp