PM forma 228 novos policiais em solenidade na Assembléia Legislativa

(Com fotos)
20/07/2001 18:50

Compartilhar:


Em cerimônia realizada na Assembléia Legislativa, nesta sexta-feira, 20/7, o Centro de Formação de Soldados Coronel PM Eduardo Assunção, da Polícia Militar de São Paulo, promoveu a formatura de 228 novos policiais militares, que passam a integrar o policiamento ostensivo fardado nas zonas Sul e Sudoeste da Capital. A solenidade contou com a presença do comandante Geral da PM, coronel Rui Cesar Melo; do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Walter Feldman (PSDB); do secretário da Segurança Pública, Marco Vinício Petrelluzzi; e de outras autoridades civis e militares. O paraninfo da nova turma foi o delegado geral da Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo.

Esta é a primeira vez que uma formatura de policiais militares acontece fora de um aquartelamento. De acordo com o comandante geral, a escolha da Assembléia Legislativa como sede da cerimônia traduz o esforço para integrar cada vez mais as atividades política e policial. "Esta é a casa do povo e a polícia deve estar a serviço dele", afirmou Rui César Melo. "Além do mais, os novos formandos serão destacados para o patrulhamento da Zona Sul de São Paulo, região onde está localizada a Assembléia".

O presidente da Assembléia, por sua vez, destacou a complementaridade entre o poder delegado democraticamente aos políticos e o poder de polícia exercido pela corporação. "A integração entre governo e polícia é fundamental, e a Assembléia Legislativa sempre dará respaldo ao trabalho desempenhado pela PM no cumprimento do seu dever constitucional", declarou Feldman.

Durante a cerimônia, os formandos prestaram homenagem ao patrono da turma, Soldado PM Nilson Fagundes Mapa, morto no cumprimento do dever no último dia 3 de abril. Em nome de todos os formandos, os primeiros colocados da turma entregaram um buquê de flores e uma placa condecorativa aos pais do homenageado, Gustavo e Antilina Mapa.

Formação abrangente. O Centro de Formação de Soldados, situado em Vila Clarice, no bairro de Pirituba, é um órgão de apoio subordinado à Diretoria de Ensino e Instrução da Polícia Militar, responsável pela formação dos soldados PM e pelo assessoramento e fiscalização dos cursos que são realizados em outras unidades formadoras localizadas no Estado de São Paulo.

Com duração de um ano, o Curso de Formação de Soldados PM transmite aos futuros policiais ensinamentos fundamentais nas áreas de Ciências Jurídicas (Direitos da Cidadania, Direito Penal, Direito Civil, Direito Administrativo, Estatuto da Criança e do Adolescente e leis especiais), noções de Psicologia e dinâmica de grupo, Sociologia, Medicina Legal e Criminalística. Também são ministrados cursos específicos, como Princípios de Qualidade Total, Pronto-Socorrismo, Comunicação Social, Manutenção e Condução de Viatura Policial, Defesa Civil, Tiro Defensivo, Policiamento Comunitário, Procedimentos Operacionais, Policiamento Escolar, Defesa Pessoal e Técnicas Não Letais de Intervenção Policial, além de cursos extracurriculares de Inglês e Informática.

Ao longo do período de formação, também são desenvolvidas atividades como visitas a órgãos públicos, palestras com representantes de conselhos de segurança (CONSEGs), líderes comunitários e religiosos, além de estágios supervisionados em que os futuros policiais começam a aplicar os conhecimentos práticos em atividades de policiamento ostensivo realizadas nos bairros da Capital e de municípios da Região Metropolitana e em eventos especiais como a Corrida Internacional de São Silvestre, Operação Carnaval e Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

alesp