Turismo é coisa séria!

Opinião
27/07/2007 19:49

Compartilhar:


A atividade turística movimenta milhares de dólares em todo o mundo. Na região da Baixada Santista, a população chega a triplicar na alta temporada. Nenhuma outra região brasileira recebe esse enorme e permanente fluxo de turistas, por isso precisamos pensar no desenvolvimento dessa atividade como uma opção macroeconômica de negócios.

A maior dificuldade que enfrentamos é a falta de planejamento. O turismo no litoral paulista tem que ser planejado e estudado no conjunto de todas as cidades, especialmente as da Região Metropolitana de Santos.

Junto a uma equipe de consultores realizei um estudo de todas as cidades litorâneas do Estado, incluindo o pólo industrial de Cubatão, para traçarmos propostas sérias para o desenvolvimento do litoral. Os resultados deste diagnóstico, que chamei de Horizontes do Litoral Paulista, podem ser conhecidos no site www.haifamadi.com.br. Nele apresento um retrato dos principais temas da região e aponto soluções e diretrizes para uma ampla discussão.

Estamos vivendo um momento muito feliz com a chegada do aeroporto metropolitano e de empreendimentos hoteleiros de alto nível. Os resultados de uma visão integrada dos fatores de desenvolvimento turístico, como a melhoria na segurança e as atividades esportivas e culturais fora da temporada, já apareceram. Guarujá está retomando o seu lugar como Pérola do Atlântico. Tenho certeza que muita coisa ainda vai melhorar.

Por exemplo, as 67 estâncias paulistas recebem a verba do Fundo de Desenvolvimento de Melhoria das Estâncias Paulistas, porém este recurso chega com muito atraso e a legislação vigente limita a sua utilização à execução de obras físicas. Como deputada estadual, vou lutar para que esses recursos possam ser usados com maior independência pelos municípios em projetos regionais de turismo integrado.

Além disso, acredito ser muito importante a criação de um Plano Diretor de Turismo para o Litoral Paulista, onde estejam inseridos incentivos fiscais aos investimentos privados; normas de apoio logístico adicional, principalmente nas áreas de Segurança Pública, Saúde, Saneamento Básico, Transporte Integrado e Obras Viárias.

* Haifa Madi é deputada estadual pelo PDT e coordenadora do partido no litoral paulista - e-mail: haifamadi@al.sp.gov.br

alesp